Consultar benefício do INSS pelo CPF: veja 3 maneiras

Para consultar benefício do INSS pelo CPF há diferentes maneiras. Seja pela internet ou por ligação telefônica. Aprenda três formas.

É possível consultar a situação de benefício do INSS pelo número do CPF. Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social são identificados através de um código, que normalmente é enviado com a carta de concessão de um benefício. Então na falta deste código ou ainda do número do NIS, o CPF pode ser usado para a consulta.

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Para consultar benefício do INSS pelo CPF há diferentes maneiras. Seja pela internet ou por ligação telefônica. Veja três formas:

  1. Consulta pelo site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Através do site da Previdência Social;
  3. Pela Central Telefônica do INSS.

Consulta pelo site ou aplicativo Meu INSS

Uma das formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF com o uso da internet é acessando o site ou aplicativo Meu INSS. Primeiro, é necessário fazer login na plataforma e então clicar no item “Meus benefícios”. Feito isso, basta inserir o número do CPF para acompanhar a situação ou pedido de um benefício, por exemplo.

Nota-se que essa plataforma oferece vários outros serviços para realizar sem ir à uma agência do INSS. Como é o caso de solicitar extrato de pagamento de benefício, simular aposentadoria e agendar perícia médica.

Consulta pela internet no site da Previdência Social

Em seguida, mais uma maneira de consultar o benefício do INSS pelo CPF com o uso da internet é através do site da Previdência Social. Ao entrar na página, a orientação é ir até a aba “Assuntos”, depois clicar em “Outros Assuntos” e então em “Consulta de situação de benefício”.

Para fazer o procedimento, basta apertar em “Acompanhar pedido” e na página seguinte informar o nome e número do CPF.

Consulta pelo telefone 135

Ademais, também é possível fazer consulta de benefício do INSS por meio de ligação telefônica. Basta ligar para o número 135, que é a Central Telefônica do INSS. Na ligação será necessário número do documento e conferir outras informações de cadastro.

Esse canal funciona de segunda a sábado, entre 7h00 e 22h00. Usando telefones fixos ou públicos, as ligações são gratuitas. Mas em caso de ligar pelo celular, cobra-se a tarifa de custo de uma ligação local.

 

Veja também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes