Antecipação 13 salário dos aposentados: quem tem direito em 2023?

O abono desse ano será pago em duas parcelas que são calculadas de acordo com o valor do benefício recebido pelo segurado

A partir do mês de maio, os aposentados e pensionistas vão receber a antecipação do 13 salário do INSS. O pagamento terá duas parcelas, mas nem todos os beneficiários poderão receber. Veja as regras e saiba quem tem direito.

Quem tem direito à antecipação 13 salário dos aposentados?

De acordo com o INSS, todos os pensionistas e aposentados do instituto terão direito de receber a antecipação 13 salário. Neste grupo estão os cidadãos que estão recebendo benefícios previdenciários que são pagos mensalmente pelo INSS, como:

Aposentadorias:  o 13º salário será pago para quem recebe aposentadoria por tempo de contribuição; aposentadoria especial por tempo de contribuição; aposentadoria por idade urbana; aposentadoria por idade rural; aposentadoria por invalidez; aposentadoria da pessoa com deficiência por idade; aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição;

Auxílios: também têm direito ao pagamento do 13º salário quem possui o auxílio-doença; auxílio-acidente e auxílio-reclusão;

Pensão: aqueles que recebem a pensão por morte também serão beneficiados pelo 13º salário.

A antecipação 13 salário dos aposentados para quem tem direito também se estende ao segurado que passou a receber o benefício depois de janeiro.  

Por outro lado, este abono não será pago para quem ganha benefícios assistenciais como é o caso do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e da Renda Mensal Vitalícia. Isso porque os benefícios não exigem que o cidadão tenha feito contribuições ao INSS para poder recebê-los como os demais. 

Valor do décimo terceiro do INSS

O governo informou que vai liberar cerca de R$ 62,6 bilhões por meio da antecipação 13 salário dos aposentados para quem tem direito. Mas o valor do abono varia para cada cidadão, uma vez que é calculado conforme o valor do benefício recebido mensalmente e de forma proporcional à quantidade de meses em que o pagamento foi feito pelo Instituto. 

Portanto, existem beneficiários que receberão um salário-mínimo que atualmente é de R$ 1.320, bem como, aqueles que recebem até o teto do regime geral da previdência social, assim, o valor pode chegar à $ 7.507,49.

Mas esse pagamento não será liberado de uma só vez: os segurados receberão a primeira que equivale a exatamente a metade do valor do benefício mensal. A orientação é de que os cidadãos fiquem atentos ao valor da segunda parcela, visto que nela serão feitos os descontos de Imposto de Renda, para aqueles que precisam pagar.

Quando vai ser pago o 13º dos aposentados em 2023?

O calendário para quem tem direito a antecipação 13 salário dos aposentados vai ser dividido em duas etapas: na primeira será pago o abono para quem recebe um salário-mínimo. Neste caso, a primeira parcela será paga entre os dias 25 de maio a 7 de junho. Já a segunda parcela será paga entre 26 de junho a 7 de julho.

Em todo caso, o cidadão deve verificar o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Tradicionalmente, os aposentados e pensionistas do INSS recebem o décimo terceiro nas competências de agosto e novembro. Assim, confira o calendário com todas as datas da antecipação 13 salário dos aposentados de quem recebe um salário mínimo: 

Calendário da 1ª parcela da antecipação 13 salário dos aposentados

Final NIS 1: 25 de maio;

Final NIS 2: 26 de maio;

Final NIS 3: 29 de maio;

Final NIS 4: 30 de maio;

Final NIS 5: 31 de maio;

Final NIS 6: 1 de junho;

Final NIS 7: 2 de junho;

Final NIS 8: 5 de junho;

Final NIS 9: 6 de junho;

Final NIS 0: 7 de junho; 

Calendário da 2ª parcela:

Final NIS 1: 26 de junho

Final NIS 2: 27 de junho

Final NIS 3: 28 de junho

Final NIS 4: 29 de junho

Final NIS 5: 30 de junho

Final NIS 6: 3 de julho

Final NIS 7: 4 de julho

Final NIS 8: 5 de julho

Final NIS 9: 6 de julho

Final NIS 0: 7 de julho

Para esse grupo abaixo, os depósitos da primeira parcela acontecerão entre os dias 1 e 7 de junho, enquanto a segunda parcela será paga entre 3 e 7 de julho. Veja a seguir o calendário da antecipação 13 salário desses segurados:

Calendário da 1ª parcela para quem recebe mais de um salário-mínimo:

Final NIS 1 e 6: 1 de junho

Final NIS 2 e 7: 2 de junho

Final NIS 3 e 8: 5 de junho

Final NIS 4 e 9: 6 de junho

Final NIS 5 e 0: 7 de junho

Calendário da 2ª parcela:

Final NIS 1 e 6: 3 de julho

Final NIS 2 e 7: 4 de julho

Final NIS 3 e 8: 5 de julho

Final NIS 4 e 9: 6 de julho

Final NIS 5 e 0: 7 de julho

RELACIONADO

O pagamento do décimo quarto salário continua indefinido?

Avalie esta notícia

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes