Contribuição atrasada do INSS? Pague para garantir aposentadoria

Para verificar as contas em atraso, pode-se solicitar o Extrato de Contribuição (CNIS) no site ou aplicativo Meu INSS. Através dele é possível verificar todas as contribuições realizadas.

Trabalhadores autônomos que são segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 15 de cada mês para efetuar seus recolhimentos. Pode acontecer de deixar de pagar algumas contas, mas para garantir o aposentadoria no tempo desejado é importante pagar a contribuição atrasada do INSS.

Quem pode pagar as contribuições atrasadas?

O contribuinte individual pode calcular suas contribuições atrasadas pela internet, para períodos menores que os cinco anos anteriores. Para intervalos maiores que esse, é preciso ir até uma agência do INSS para comprovar sua renda e profissão. Nessa modalidade estão os trabalhadores autônomos, que prestam serviços sem vínculo formal.

O contribuinte facultativo que tenha contribuições atrasadas deve calculá-las pela internet enquanto ainda possuir a qualidade de segurado. A saber, ao deixar de recolher esse grupo tem o direito de seis meses de período de graça. Para contas que ultrapassarem esse período, é preciso ir a uma agência do INSS. Nessa categoria, estão as pessoas que não possuem renda própria e escolhem contribuir ao INSS, como pode ser o caso de donas de casa e estudantes.

Nota-se ainda, que o empregado doméstico pode fazer o pagamento em qualquer momento, pois segue legislação própria.

Ademais, essas contas em atraso podem vir com multas e juros, mas é preciso quitá-las para poder considerar no cálculo da aposentadoria.

Como pagar contribuição atrasada do INSS?

Para verificar as contas em atraso, pode-se solicitar o Extrato de Contribuição (CNIS) no site ou aplicativo Meu INSS. Através dele é possível verificar todas as contribuições realizadas.

Sendo assim, entenda como pagar a contribuição atrasada do INSS para períodos inferiores a cinco anos. Primeiro, é necessário acessar o site do INSS e clicar em “Emitir Guia de Previdência Social através do Sistema de Acréscimos Legais (GPS SAL)” e depois em “Iniciar”. Então, ocorrerá o redirecionamento ao site da Receita Federal e a orientação é selecionar o período de filiação. Feito isso, se deve selecionar o tipo de filiado e digitar o número do NIT/PIS/PASEP. Por fim, basta preencher os campos com os meses que deseja pagar e gerar a GPS; o valor já aparecerá com multas e juros.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes