Quais documentos podem comprovar o direito a aposentadoria especial?

O trabalhador tem o direito de se aposentar após cumprir 15, 20 ou 25 anos de contribuição, de acordo com o agente nocivo

Os trabalhadores que exercem suas atividades expostos a a agentes nocivos à saúde, como calor ou ruído, tem direito a aposentadoria especial paga aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O trabalhador tem o direito de se aposentar após cumprir 15, 20 ou 25 anos de contribuição, de acordo com o agente nocivo. Além disso, o segurado deve ter exercido suas atividades por ao menos 180 meses. Alguns documentos podem ser essenciais para comprovar e ter direito a aposentadoria especial.

 

O que é aposentadoria especial?

aposentadoria especial é um dos benefícios oferecidos aos segurados que atuam em áreas insalubres. Dessa maneira, consideram alguns fatores para estabelecer o tempo mínimo de contribuição.

O benefício passou por mudanças de regras após a Reforma da Previdência. Assim, para antecipar a aposentadoria, o INSS passou a requerer 25 anos de atividade especial e que a soma de idade e tempo de contribuição resulte em 86 pontos, no mínimo. O benefício também deixou de ser integral.

 

Como comprovar o exercício da atividade?

De acordo com a lei 9.032, tornou-se obrigatória a comprovação da exposição ao agente nocivo através de uma documentação. Chamada Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que comprova que a sua atividade tem exposição a agentes insalubres ou perigosos. Além disso, o documento que dá direito a aposentadoria especial também mede o grau de insalubridade ou periculosidade.

Se não tiver a documentação, é possível conseguir através de perícia e laudos médicos que comprovem a exposição. A situação é comum para trabalhadores avulsos ou contribuintes individuais.

 

Documentos anteriores a 2004

Dessa forma, aqueles que realizavam atividades antes de 2004 podem contar com outros documentos oficiais com a mesma função do PPP, para comprovar a exposição. São eles:

  • DIRBEN 8030 (emitidos entre 26/10/2000 e 31/12/2003);
  • DSS 8030 (emitidos entre 13/10/1995 e 25/10/2000);
  • DISES BE 5235 (emitidos entre 16/09/1991 e 12/10/1995);
  • SB-40 (emitidos entre 13/08/1979 e 11/10/1995).

Alguns documentos também podem deixar mais evidente que você trabalhou exposto a agentes insalubres, como o certificado de cursos e apostilas que comprovem a profissão, ou ainda laudos de insalubridade em Reclamatórias Trabalhistas.

 

Qual é o valor da aposentadoria especial?

O valor da aposentadoria especial é equivalente à 100% do “salário de benefício”. Ao passo que, não há cálculo adicional ou aplicação de Fator Previdenciário.

Sendo assim, o cálculo do “salário de benefício” usa como base 80% do período total de contribuições, considerando os meses com recolhimentos mais altos. Então, faz-se soma desses valores, e o sistema do INSS divide o resultado pela quantidade de meses equivalentes.

 

Leia também:

Quem pode receber teto máximo de aposentadoria INSS?

Aposentadoria especial: veja se tem direito e como calcular

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes