Empréstimo consignado: veja as regras para aposentados e pensionistas

Vários bancos oferecem com facilidade empréstimo consignado para aposentados e pensionistas, inclusive para os negativados.

Vários bancos oferecem com facilidade empréstimo consignado para aposentados e pensionistas, inclusive para os negativados. A saber, nessa modalidade se desconta a parcela diretamente do benefício ou salário da pessoa. Isso faz com que o risco de inadimplência seja baixo, ao passo que os bancos passam a cobrar taxa de juros menores.

No início do mês de outubro, o governo editou Medida Provisória (MP) que aumentou a margem consignável do empréstimo pessoal para 40% do valor do benefício recebido por segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Antes o percentual era de 35%. Já a margem para o cartão de crédito consignado continua em 5%.

Como funciona o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas?

Em julho deste o INSS fez algumas mudanças nas regras dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. As quais valem até 31 de dezembro e foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Sendo assim, para o período de calamidade pública, causado pela pandemia do novo coronavírus.

Ficou definido que o desbloqueio em 30 dias após a concessão do benefício aos consignados. Antes, período era de 90 dias. Esse desbloqueio pode ser feito através de uma pré-autorização e o procedimento é realizado de maneira digital.

Além disso, houve a criação de um período de carência acerca do desconto da primeira parcela. Sendo assim, os bancos podem oferecer um tempo de até 90 dias para iniciar o desconto da primeira parcela do empréstimo.

Outra mudança foi em relação ao limite para operações com cartão de crédito ampliado. Agora o limite máximo é de 1,6 vez o valor mensal do benefício. Frente aos 1,4 vez anteriores. Então, se o segurado recebe um benefício de R$ 1.000, poderá realizar operações de até R$ 1.600. A saber, essa modificação é permanente.

Crédito Consignado da Caixa

Dentre outras instituições financeiras, a Caixa Econômica Federal oferece empréstimo consignado. Ele é direcionado a funcionários de empresas e órgãos conveniados, aposentados e pensionistas do INSS.

A contratação não exige avalista. Ela pode ser feita de três diferentes formas: Internet Banking, correspondente CAIXA AQUI Negocial ou agência Caixa e canais de autoatendimento. Depois de escolher a plataforma, basta preencher e assinar os formulários devidos. Além de apresentar documentos, caso solicitados.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes