Passo a passo para consultar benefício do INSS pelo CPF

É possível consultar o benefício do INSS pelo CPF é através do site ou aplicativo Meu INSS. Bem como pela Central 135 do INSS.

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são identificados por meio de um código, que normalmente é enviado com a carta de concessão de um benefício. No entanto também é possível consultar beneficio do INSS pelo CPF, o que pode ser mais rápido e prático.

Como consultar beneficio do INSS pelo CPF?

Sendo assim, uma das formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF é através do site ou aplicativo Meu INSS. Primeiro, é preciso efetuar login na plataforma ou fazer cadastro caso ainda não tenha. Depois, a orientação é clicar em “meus benefícios” e digitar o número do CPF. Ao fazer isso, será possível acompanhar o andamento do pedido de um benefício, por exemplo.

Na plataforma Meu INSS pode-se agendar perícias médicas e dar entrada em benefícios. A saber, salário-maternidade, aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, podem ter concessão de maneira automática. Veja outras opções disponíveis no aplicativo:

  • Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Simulação de tempo de contribuição;
  • Histórico de crédito de benefício;
  • Carta de Concessão;
  • Resultado da perícia médica;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Extrato do Imposto de Renda;
  • Consulta de Declaração de Benefício ;
  • Consultar a revisão de benefício ;
  • Alterar dados de contato.

Além disso, ao acessar o site da Previdência Social também é possível consultar o benefício do INSS. Clicando em “Consulta de situação de benefício” e depois em “Acompanhar Pedido” o cidadão será redirecionado para página do Meu INSS.

Ademais, outra forma de consultar beneficio do INSS pelo CPF é por meio de ligação telefônica. A partir da Central Telefônica do INSS, basta ligar no número 135 e informar o número do documento e conferir outras informações de cadastro.

O segurado pode ligar de segunda a sábado, entre 7h00 e 22h00. Em caso de usar telefones fixos ou públicos, as ligações são gratuitas. Mas ao ligar pelo celular, cobra-se a tarifa de custo de uma ligação local.

 

Leia também:

Como remarcar perícia médica do INSS? Veja passo a passo.

INSS revisa benefícios de 1,7 milhão de segurados; saiba o que fazer.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes