Pente-fino do INSS: saiba o que fazer se for convocado

No mês de setembro o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou mais uma revisão de benefícios. Trata-se do pente-fino do INSS.

No mês de setembro o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou mais uma revisão de benefícios. Trata-se do pente-fino do INSS. Cerca de 1,7 milhão segurados vão receber notificações, por cartas físicas e virtuais. Desse modo, as notificações são enviadas a quem se constatou necessidade de reavaliação dos documentos, para verificar a continuidade do benefício recebido.

A pessoa que recebe a carta tem até 60 dias para apresentar documentos pedidos pelo INSS. Após esse período, o pagamento é suspenso. E, passados 30 dias de suspensão, o pagamento é bloqueado. A saber, todos os tipos de benefícios podem ser revisados.

Como enviar documentos pelo Meu INSS?

Para o pente-fino do INSS os documentos pedidos são:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Título de eleitor;
  • Carteira de Trabalho (CTPS).

Bem como, os documentos do procurador ou representante legal, se houver.

É possível encaminhar esses documentos pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS. Para isso, é preciso escolher a opção “Atualização de Dados de Benefício” e anexar as digitalizadas dos documentos solicitados.

Além disso, se quiser atualizar seus dados de cadastro, como e-mail, telefone e endereço, basta clicar em “Atualizar Dados de Contato”. O processo pode ser feito mesmo que o segurado não tenha recebido a carta de exigência do INSS. Isso previne que não veja uma eventual notificação, por estar com dados antigos.

Entrega presencial dos documentos do pente-fino do INSS

É preferível que se envie os documentos pela plataforma Meu INSS. Mas caso o segurado não consiga fazer isso, pode entregá-los presencialmente em uma agência do INSS. A saber, para fazer isso é preciso agendar antes.

Esse agendamento pode ser feito ao ligar para a Central telefônica do INSS, no número 135. A orientação é escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação”.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes