Perícia médica do INSS: Veja a lista de documentos necessários

Para receber um benefício por incapacidade do INSS, o segurado deve passar por perícia médica. Entenda então como funciona esse procedimento e quais documentos são necessários.

Para receber um benefício por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado deve passar por perícia médica. Entenda então como funciona esse procedimento e quais documentos são necessários.

Para que serve a perícia médica do INSS?

A perícia médica do INSS é necessária para a concessão dos benefícios de aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e auxílio-doença.

A aposentadoria por invalidez é paga a segurados que estão permanentemente incapazes de trabalhar. Mas antes de dar entrada nesse benefício é preciso pedir pelo auxílio-doença, que se paga quando o trabalhador está temporariamente incapaz de trabalhar. Sendo assim, essas duas situações são comprovadas pela perícia médica.

Desse modo, no procedimento o perito verifica a existência do acidente ou da doença. Bem como, se há condição ou não do segurado continuar trabalhando. Verificando também se a situação da pessoa pode piorar ao exercer suas atividades.

Para isso, o profissional pode realizar testes clínicos e analisar exames anteriores levados pelo segurado. Se o benefício for concedido, o INSS pode pedir novas perícias para comprovar se continua existindo essa necessidade.

Documentos

Então, veja quais documentos são necessários:

  • Documento de identificação oficial com foto;
    Número do CPF;
  • Documentos que comprovem contribuição ao INSS, como carteira de trabalho e carnês de contribuição;
  • Documentos médicos decorrentes do tratamento, como atestados, exames e relatórios, para serem analisados no dia da perícia médica do INSS (não é obrigatório);
  • Para o empregado: declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado (se precisar, imprima o requerimento);
  • Comunicação de acidente de trabalho (CAT), se for o caso;
  • Para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador): documentos que comprovem esta situação, como contratos de arrendamento.

Ademais, no caso da perícia de revisão se deve levar documento com foto e número do CPF. Além de documentos médicos que indiquem qual é o problema de saúde e o tratamento que foi empregado. A saber, trata-se uma reavaliação para decidir a manutenção do benefício.

Como agendar?

Nesse sentido, para agendar a perícia médica do INSS é preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Ao efetuar o login, a orientação é escolher a opção “Agende sua Perícia” e clicar em “Agendar Novo”. Após a solicitação será possível acompanhar o andamento em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Depois disso, o segurado deve ir à unidade do INSS para realizar o procedimentos. Mas em alguns casos, ele pode ser feito em casa ou no hospital.

Feita a perícia, o trabalhador pode olhar o resultado também em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade” no aplicativo no INSS.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes