Prova de vida do INSS 2021 está de volta: quem precisa fazer?

Por conta da pandemia, a prova de vida do INSS será feita aos poucos e de forma escalonada para evitar aglomeração nos bancos.

Desde o dia 1 de junho de 2021 está de volta a prova de vida do INSS para aposentados e pensionistas. Suspensa desde março de 2020 por conta da pandemia, a medida deve ser realizada  para que o beneficiário não tenha o pagamento bloqueado.

Segundo o Governo Federal, cerca de 36 milhões de pessoas devem fazer a prova de vida todos os anos. O procedimento existe para evitar fraldes e pagamentos indevidos, garantindo assim a manutenção do benefício.

Por conta da pandemia, a prova de vida do INSS será feita aos poucos e de forma escalonada para evitar aglomeração nos bancos. A prova de vida é exigida para aposentados e pensionistas do INSS e pode ser feita no banco onde o segurado recebe o pagamento ou até mesmo pelo celular, através do aplicativo Meu INSS.

O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório desde 2012 para comprovar que aposentados e pensionistas que recebem o benefício estão vivos e aptos a receberem os valores pela conta corrente, poupança ou cartão.

Todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios precisam fazer a prova de vida todos os anos.

Qual é o calendário da prova de vida de 2021?

A prova de vida deve ser feita todos os anos seguindo a ordem do mês de vencimento do prazo de cada beneficiário. Como a prova estava suspensa desde março o ano passado por conta da pandemia, o calendário voltou a ser obrigatório em junho de 2021 e começa com aqueles que deixaram de realizar a prova nos meses de março e abril de 2020.

Veja abaixo como fica o calendário da prova de vida do INSS em 2021 conforme o mês de aniversário do segurado.

  • Aniversário em março e abril/2020 - Nova prova de vida em junho/2021
  • Maio e junho/2020 - Nova prova de vida em julho/2021 
  • Julho e agosto/2020 - Nova prova de vida em agosto/2021 
  • Setembro e outubro/2020 - Nova prova de vida em setembro/2021 
  • Novembro e dezembro/2020 - Nova prova de vida em outubro/2021 
  • Janeiro e fevereiro/2021 - Nova prova de vida em novembro/2021
  • Março e abril/2021 - Nova prova de vida: dezembro/2021

 

Como fazer a prova de vida pelo celular?

Parte dos segurados já consegue fazer a prova de vida sem precisar sair de casa e ir até uma agência bancária. Para fazer pelo celular, basta baixar o aplicativo Meu INSS na Google Play ou Apple Store.

Lembrando que não são todos os segurados que podem realizar a prova de vida por biometria facial, ou seja, pelo celular. Segundo o Governo Federal, como ainda está em fase piloto, apenas 5,3 milhões de beneficiários foram escolhidos para a modalidade.

Veja o passo a passo:

  • Primeiro você deve baixar o aplicativo Meu INSS e fazer o login;
  • Uma mensagem vai avisar que o segurado precisa fazer a prova de vida, neste momento você deve clicar no botão "Instale o Meu gov.br";
  • Em seguida, clique em "Autorizações" selecione a pendência e clique em "Autorizar";
  • Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular, o segurado deve permitir o acesso para continuar;
  • O sistema também vai solicitar uma informação do documento que está no cadastro do governo, por exemplo: a data de emissão da CNH digital. O segurado deve informar tudo o que for pedido;
  • O próximo passo é posicionar o seu rosto no centro do círculo indicado na tela do celular. O sistema também vai pedir que o segurado faça alguns movimentos;
  • Uma barra azul vai indicar quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos, para então a prova de vida ser terminada.

Veja também: Aprenda a fazer prova de vida do INSS no caixa eletrônico

Como fazer a prova de vida presencial?

O modelo mais convencional da prova de vida é o presencial. Para aposentados e pensionistas que tenham a biometria bancária cadastrada podem ir até qualquer caixa eletrônico fazer a prova de vida.

Alguns bancos aceitam qualquer transação realizada na conta do beneficiário como prova de vida, por exemplo: retirada de um extrato bancário no caixa eletrônico.

Se você não tem a biometria, pode ir até sua agência bancária com CPF e documento oficial com foto.

É possível fazer a prova de vida em domicílio?

Sim, é possível que a prova de vida do INSS seja feita em casa, com a visita de um funcionário do órgão até a casa do segurado. No entanto, este direito é dado apenas para alguns casos específicos, veja quais:

  • Segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover
  • Todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover

Para solicitar a prova de vida em domicílio, o segurado precisa ligar no 135 ou acessar o Meu INSS para agendar a prova de vida. Também é preciso comprovar a condição de saúde por meio de atestados médicos.

O que acontece se eu não fizer a prova de vida?

Quem não fizer a prova de vida dentro do prazo pode ter o benefício do INSS suspenso. Se você perder o prazo, deve pedir a reativação do benefício pelo aplicativo Meu INSS e seguir as instruções dadas na tela.

Não estou na minha cidade ou estado, como fazer a prova de vida? Quem tem a biometria cadastrada pode fazer a prova de vida em qualquer estado do país.  Caso contrário, deve consultar o seu banco se este permite a ida em outra agência que não seja a sua. Para quem mora fora do Brasil, a prova de vida pode ser feita no consulado brasileiro do país de residência ou por meio de procurador nomeado no Brasil.

Como funciona a prova de vida nos principais bancos:

Caixa Econômica Federal - A prova de vida do INSS pode ser feita em toda a rede de agências da Caixa. Para os clientes que já tenham a biometria cadastrada, é possível fazer a operação na rede de autoatendimento. A realização de saques nos terminais de autoatendimento com uso da biometria é caracterizada como prova de vida. Mas atenção, o serviço ainda não está disponível pelo celular.

Banco do Brasil -Segurados que têm conta corrente ou poupança no Banco do Brasil conseguem realizar prova de vida por meio do aplicativo BB. O segurado deve acessar o menu "Serviços", depois "INSS", em seguida "Prova de vida INSS", e então tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e fazer uma selfie.

Bradesco - Quem recebe o benefício do INSS pelo Bradesco pode realizar a prova de vida tanto nas máquinas de autoatendimento como nos caixas eletrônicos Banco 24h, desde que tenha a biometria cadastrada. Se não tiver biometria, será preciso realizar a prova de vida na agência, diretamente no caixa. Todas as transações realizadas com o uso da biometria são aceitas como prova de vida caso o benefício esteja no mês de provar vida.

Itaú Unibanco - O banco oferece a prova de vida do INSS de forma automática, mediante uso da biometria em transações caixas eletrônicos ou nos guichês de caixa; e presencialmente, nos guichês de caixa das agências bancárias.


Santander -
A prova de vida é feita nos terminais de atendimentos com o uso da biometria. Beneficiários também podem realizar a prova de vida na agência com o gerente ou no guichê de caixa, com ou sem o uso da biometria.

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de maria
    Maria Diz

    Trabalhei desde 8anos tenho pouco tempo de carteira assinada e mais 7 carnes pagos ,concegui auxilio doença por 7 anos e a 2 anos cortaram .e agora faltando 2 meses para completar 65 anos não tenho direito a nada se não o Loas,o que adiantou a contribuição. Perdi tudo ate o que paguei de carnes.????

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes