INSS

Prova de vida do INSS 2021 está de volta: quem precisa fazer?

Por conta da pandemia, a prova de vida do INSS será feita aos poucos e de forma escalonada para evitar aglomeração nos bancos.

Desde o dia 1 de junho de 2021 está de volta a prova de vida do INSS para aposentados e pensionistas. Suspensa desde março de 2020 por conta da pandemia, a medida deve ser realizada  para que o beneficiário não tenha o pagamento bloqueado.

Segundo o Governo Federal, cerca de 36 milhões de pessoas devem fazer a prova de vida todos os anos. O procedimento existe para evitar fraldes e pagamentos indevidos, garantindo assim a manutenção do benefício.

Por conta da pandemia, a prova de vida do INSS será feita aos poucos e de forma escalonada para evitar aglomeração nos bancos. A prova de vida é exigida para aposentados e pensionistas do INSS e pode ser feita no banco onde o segurado recebe o pagamento ou até mesmo pelo celular, através do aplicativo Meu INSS.

O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório desde 2012 para comprovar que aposentados e pensionistas que recebem o benefício estão vivos e aptos a receberem os valores pela conta corrente, poupança ou cartão.

Todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios precisam fazer a prova de vida todos os anos.

Qual é o calendário da prova de vida de 2021?

A prova de vida deve ser feita todos os anos seguindo a ordem do mês de vencimento do prazo de cada beneficiário. Como a prova estava suspensa desde março o ano passado por conta da pandemia, o calendário voltou a ser obrigatório em junho de 2021 e começa com aqueles que deixaram de realizar a prova nos meses de março e abril de 2020.

Veja abaixo como fica o calendário da prova de vida do INSS em 2021 conforme o mês de aniversário do segurado.

  • Aniversário em março e abril/2020 - Nova prova de vida em junho/2021
  • Maio e junho/2020 - Nova prova de vida em julho/2021
  • Julho e agosto/2020 - Nova prova de vida em agosto/2021
  • Setembro e outubro/2020 - Nova prova de vida em setembro/2021
  • Novembro e dezembro/2020 - Nova prova de vida em outubro/2021
  • Janeiro e fevereiro/2021 - Nova prova de vida em novembro/2021
  • Março e abril/2021 - Nova prova de vida: dezembro/2021

 

Como fazer a prova de vida pelo celular?

Parte dos segurados já consegue fazer a prova de vida sem precisar sair de casa e ir até uma agência bancária. Para fazer pelo celular, basta baixar o aplicativo Meu INSS na Google Play ou Apple Store.

Lembrando que não são todos os segurados que podem realizar a prova de vida por biometria facial, ou seja, pelo celular. Segundo o Governo Federal, como ainda está em fase piloto, apenas 5,3 milhões de beneficiários foram escolhidos para a modalidade.

Veja o passo a passo:

  • Primeiro você deve baixar o aplicativo Meu INSS e fazer o login;
  • Uma mensagem vai avisar que o segurado precisa fazer a prova de vida, neste momento você deve clicar no botão "Instale o Meu gov.br";
  • Em seguida, clique em "Autorizações" selecione a pendência e clique em "Autorizar";
  • Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular, o segurado deve permitir o acesso para continuar;
  • O sistema também vai solicitar uma informação do documento que está no cadastro do governo, por exemplo: a data de emissão da CNH digital. O segurado deve informar tudo o que for pedido;
  • O próximo passo é posicionar o seu rosto no centro do círculo indicado na tela do celular. O sistema também vai pedir que o segurado faça alguns movimentos;
  • Uma barra azul vai indicar quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos, para então a prova de vida ser terminada.

Veja também: Aprenda a fazer prova de vida do INSS no caixa eletrônico

Como fazer a prova de vida presencial?

O modelo mais convencional da prova de vida é o presencial. Para aposentados e pensionistas que tenham a biometria bancária cadastrada podem ir até qualquer caixa eletrônico fazer a prova de vida.

Alguns bancos aceitam qualquer transação realizada na conta do beneficiário como prova de vida, por exemplo: retirada de um extrato bancário no caixa eletrônico.

Se você não tem a biometria, pode ir até sua agência bancária com CPF e documento oficial com foto.

É possível fazer a prova de vida em domicílio?

Sim, é possível que a prova de vida do INSS seja feita em casa, com a visita de um funcionário do órgão até a casa do segurado. No entanto, este direito é dado apenas para alguns casos específicos, veja quais:

  • Segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover
  • Todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover

Para solicitar a prova de vida em domicílio, o segurado precisa ligar no 135 ou acessar o Meu INSS para agendar a prova de vida. Também é preciso comprovar a condição de saúde por meio de atestados médicos.

O que acontece se eu não fizer a prova de vida?

Quem não fizer a prova de vida dentro do prazo pode ter o benefício do INSS suspenso. Se você perder o prazo, deve pedir a reativação do benefício pelo aplicativo Meu INSS e seguir as instruções dadas na tela.

Não estou na minha cidade ou estado, como fazer a prova de vida? Quem tem a biometria cadastrada pode fazer a prova de vida em qualquer estado do país.  Caso contrário, deve consultar o seu banco se este permite a ida em outra agência que não seja a sua. Para quem mora fora do Brasil, a prova de vida pode ser feita no consulado brasileiro do país de residência ou por meio de procurador nomeado no Brasil.

Como funciona a prova de vida nos principais bancos:

Caixa Econômica Federal - A prova de vida do INSS pode ser feita em toda a rede de agências da Caixa. Para os clientes que já tenham a biometria cadastrada, é possível fazer a operação na rede de autoatendimento. A realização de saques nos terminais de autoatendimento com uso da biometria é caracterizada como prova de vida. Mas atenção, o serviço ainda não está disponível pelo celular.

Banco do Brasil -Segurados que têm conta corrente ou poupança no Banco do Brasil conseguem realizar prova de vida por meio do aplicativo BB. O segurado deve acessar o menu "Serviços", depois "INSS", em seguida "Prova de vida INSS", e então tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e fazer uma selfie.

Bradesco - Quem recebe o benefício do INSS pelo Bradesco pode realizar a prova de vida tanto nas máquinas de autoatendimento como nos caixas eletrônicos Banco 24h, desde que tenha a biometria cadastrada. Se não tiver biometria, será preciso realizar a prova de vida na agência, diretamente no caixa. Todas as transações realizadas com o uso da biometria são aceitas como prova de vida caso o benefício esteja no mês de provar vida.

Itaú Unibanco - O banco oferece a prova de vida do INSS de forma automática, mediante uso da biometria em transações caixas eletrônicos ou nos guichês de caixa; e presencialmente, nos guichês de caixa das agências bancárias.


Santander -
A prova de vida é feita nos terminais de atendimentos com o uso da biometria. Beneficiários também podem realizar a prova de vida na agência com o gerente ou no guichê de caixa, com ou sem o uso da biometria.

Última modificação em 21/07/2022 11:55

Ver Comentários

  • Trabalhei desde 8anos tenho pouco tempo de carteira assinada e mais 7 carnes pagos ,concegui auxilio doença por 7 anos e a 2 anos cortaram .e agora faltando 2 meses para completar 65 anos não tenho direito a nada se não o Loas,o que adiantou a contribuição. Perdi tudo ate o que paguei de carnes.????

Compartilhe