Prova de vida do INSS volta em dezembro; saiba como não perder a aposentadoria

A interrupção do bloqueio de benefícios, instituído pelo INSS por meio de uma portaria, acaba no final de novembro. Segurados devem comparecer nas agências bancárias

A portaria publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Diário Oficial da União prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios  por falta de prova de vida. Assim, a partir de dezembro os beneficiários voltam a correr o risco de ter  benefício bloqueado caso não realizem o procedimento.

 

O que é a prova de vida?

Por fim, a prova de vida é uma rotina cumprida anualmente pelos beneficiários e pela rede bancária, podendo causar bloqueio de benefícios do INSS. Deve ser feita diretamente no banco em que se recebe o benefício junto de seus documentos para comprovar que estão vivos. Assim, os segurados que residem no exterior também podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado. Outra opção é pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

 

Como fazer a prova de vida?

Em suma, a prova de vida é feita nas agências bancárias onde o beneficiário recebe a sua aposentadoria, e o período para realizar o procedimento depende das regras do banco, que devem informar os prazos. Por outro lado, algumas instituições permitem que a comprovação seja feita em terminais eletrônicos com a leitura biométrica.

O procedimento não necessita de agendamento, basta ir até o banco e apresentar os documentos de identificação com foto. São eles:

  • carteira de identidade;
  • de motorista;
  • de trabalho.

 

Dificuldades de locomoção

Caso o beneficiário possua dificuldades para a locomoção que comprometam a presença na agência, é possível cadastras uma pessoa como sua procuradora no INSS. Assim, a solicitação da representação é feita no site Meu INSS:

  1. Faça login na plataforma;
  2. Escolha a opção "agendamentos/requerimentos";
  3. Clique em "Novo requerimento" e digite no campo de pesquisa a palavra "procuração".

De fato, o procedimento exige a apresentação os seguintes documentos:

  • Documentos de identificação do procurador e do aposentado;
  • Procuração pública ou particular;
  • Termo de responsabilidade;
  • Atestado médico em casos de comorbidade;
  • Atestado de recolhimento à prisão, caso privados de liberdade;
  • Declaralçao de internação em casa de recuperação, em casos de dependentes clínicos internados;
  • Declaração escrita de viagem e previsão do tempo fora do país, para aqueles que estão viajando.

 

Beneficiários que vivem no exterior

Por fim, os aposentados que vivem no exterior podem realizar o procedimento por meio de um procurador cadastrado no INSS, com a emissão de um documento de prova de vida no consulado do Brasil ou pelo preenchimento do Formulário Específico de Atestado de Vida. Portanto, o último caso deve passar pelo reconhecimento da assinatura do beneficiário em cartório e enviado a um dos endereços indicados no verso do documento. Dessa forma, os países adeptos à Convenção sobre Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeitos, o formulário deve ser apostilado pela autoridade competente da mesma jurisdição do cartório local.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes