INSS

Prova de vida INSS: veja novo calendário para não perder benefício

Quem não fizer, pode ter o benefício bloqueado

O INSS divulgou o calendário para os aposentados com as novas datas da prova de vida. Suspensa por conta da pandemia da covid-19, a prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória. Quem não fizer, pode ter o benefício bloqueado.

Publicadas no Diário Oficial da União no início do mês de julho, as novas datas vão de janeiro a agosto de 2022 para quem tem a prova de vida prevista entre maio de 2021 e julho de 2022.

A prova de vida do INSS é um procedimento exigido para aposentados e pensionistas comprovarem que estão vivos e, assim poderem continuar recebendo os benefícios.

Lembrando que todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a prova de vida. O procedimento evita fraudes e pagamentos indevidos.

Calendário prova de vida INSS

A prova de vida ficou suspensa no ano passado devido ao número de casos da covid-19 e voltou a ser exigida em junho deste ano.

O Governo Federal passou a exigir a comprovação dos segurados depois que a maior parte da população idosa foi vacinada contra a covid.

O calendário está bem espaçado, até para evitar aglomeração nas agências bancárias.

Para você entender, o cronograma ficou assim: as novas datas seguem a ordem conforme o mês de vencimento da prova de vida antes da pandemia. Entenda abaixo:

Antes o vencimento da prova de vida era março e abril de 2020: agora será feito em junho de 2021

  • Vencimento em maio e junho de 2020: Retoma em julho de 2021
  • Vencimento em julho e agosto de 2020: Retoma em agosto de 2021
  • Vencimento em setembro e outubro de 2020: Retoma em setembro de 2021
  • Vencimento em novembro e dezembro de 2020: Retoma em outubro de 2021
  • Vencimento em janeiro e fevereiro de 2021: Retoma em novembro de 2021
  • Vencimento em março e abril de 2021: Retoma em dezembro de 2021
  • Vencimento em maio e junho de 2021: Retoma em janeiro de 2022
  • Vencimento em julho e agosto de 2022: Retoma em agosto de 2022.

Para o ano que vem, o Governo Federal decidiu que a partir de setembro de 2022, a prova de vida passará a ser feita no mês em que expira a validade do procedimento no INSS.

Relacionado: IPVA 2021 em São Paulo: veja calendário e alíquotas

Onde e como fazer a prova de vida do INSS?

O beneficiário pode comparecer presencialmente no banco onde recebe o pagamento. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos.

Antes de sair de casa, confirme o local e também o horário de funcionamento junto ao banco, isso porque algumas instituições oferecem horários diferenciados para os beneficiários do INSS.

Para pessoas que estão acamadas, hospitalizadas ou sejam maiores de 80 anos, os familiares podem pedir a prova domiciliar pelo telefone 135 ou no aplicativo Meu INSS. Fique atento a toda documentação exigida nestes casos.

Como funciona

A prova de vida deve ser feita todos os anos, por todos os aposentados e pensionistas do INSS. Ela pode ser realizada de três maneiras:

  • Nos caixas eletrônicos ou caixas físicos da agência bancária
  • Pelo celular
  • Em casa

Para fazer na agência bancária, o beneficiário precisa ir pessoalmente até a agência onde a conta do benefício foi aberta ou qualquer outra do mesmo banco.

É preciso levar documento oficial com foto e o cartão bancário.

Para fazer a prova de vida pelo celular, o aposentado ou pensionista precisa ter cadastrada a biometria facial. Não são todos os segurados que podem fazer a prova de vida pelo celular.

O Governo Federal envia uma mensagem pelo aplicativo "Meu INSS" ou então uma mensagem de texto para o celular do segurado.

Aposentados ou pensionistas que tenham 60 anos ou mais e possuam dificuldade de locomoção, ou acima de 80 anos, independentemente de ter limitações ou não, podem agendar pelo 135 a prova de vida em casa.

Mas atenção, o agendamento só é possível desde que haja comprovação por laudo médico da dificuldade de locomoção.

Como saber quando vence a minha prova de vida?

Se você não se recorda quando foi a data da última prova de vida anterior à pandemia, veja abaixo em qual banco você recebe o benefício:

  • Banco do Brasil - A prova de vida é feita no mês de aniversário do aposentado ou pensionista;
  • Bradesco - A prova de vida vence no mês em que o beneficiário recebeu o primeiro pagamento no Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco - O vencimento da prova de vida nestes dois bancos acontece um ano depois da última prova de vida realizada;
  • Santander - O vencimento ocorre anualmente com base na data da concessão da aposentadoria

Se você não se recorda das datas acima, basta ligar no INSS, pelo número 135.

O que acontece se eu não fizer?

Aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida podem ter o benefício suspenso e até bloqueado.

Quem não conseguiu fazer o procedimento dentro do prazo deve pedir a reativação do benefício pelo aplicativo "Meu INSS", e depois comparecer a agência bancária por onde recebe a aposentadoria.

Lembrando que mesmo suspenso, o benefício continua ativo por seis meses. Passado este período, se não há comprovação de vida, o INSS faz o cancelamento.

Última modificação em 25/07/2022 07:35

Compartilhe