Revisão do INSS: veja quem pode antecipar pagamento de benefício

Segurados que recebem auxílio-doença e aposentadoria por invalidez e tiveram direito a revisão do INSS podem pedir a antecipação do pagamento do benefício pela internet.

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social que recebem auxílio-doença e aposentadoria por invalidez e tiveram direito a revisão do INSS, bem como seus pensionistas, podem pedir a antecipação do pagamento do benefício.

Trata-se dos beneficiários com revisão do INSS a partir do artigo 29. Que diz respeito ao pagamento da diferença de valor ou valor extra decidido pela Ação Civil Pública 0002320-59.2012.4.03.6183/SP.

Recebe o dinheiro, quem começou a se beneficiar com mais de um salário mínimo entre abril de 2002 e outubro de 2009, e que teve o benefício calculado com 100% dos salários de contribuição. O correto seria se calcular com 80% dos recolhimentos mais altos, o que resultaria em um pagamento maior.

Dessa forma, se paga a diferença de valor desde 2013, os quais foram divididos em 10 lotes anuais. Isso, a partir de um acordo feito entre INSS, Ministério Público Federal e Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical. Já houve pagamento de oito lotes.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como pedir antecipação da revisão do INSS?

Pode pedir a antecipação dos atrasados quem está incluído na ação civil já citada, e que tem câncer maligno, HIV ou doenças terminais. O que pode ser comprovado por meio de documentos médicos. Os dependentes dos segurados também podem fazer o pedido caso tenham neoplasia maligna, HIV ou doenças terminais.

Nota-se ainda que quem já pediu a antecipação do pagamento da revisão do INSS na justiça, bem como quem já recebeu todos os atrasados, não tem mais direito a solicitar esse serviço.

Então, o pedido pode ser feito pela internet, não sendo necessário comparecer à uma agência do INSS. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Faça login;
  3. Escolha a opção “Agendamentos/Solicitações”
  4. Clique em “Novo Requerimento”;
  5. Selecione o serviço desejado;
  6. Clique em “Atualizar”;
  7. Confira ou altere seus dados e aperte em “Avançar”;
  8. Informe os dados solicitados para concluir o serviço.

Entre os documentos necessários estão o número do CPF e documentos médicos que comprovem a doença. Para acompanhar o andamento do pedido basta clicar na seção “Agendamentos/Solicitações” e depois em Atendimentos à distância”. Em média a conclusão do serviço ocorre em 30 dias.

 

Leia também:

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes