Prova de vida do INSS 2021 online: veja como fazer

Não são todos os segurados podem fazer a prova de vida pelo celular. Em fevereiro o serviço foi disponibilizado para cerca de 5,3 milhões de beneficiários.

Além do banco ou do caixa eletrônico, o segurado do INSS também tem a opção de fazer a sua prova de vida pelo celular. Esse serviço começou a funcionar no ano passado e usa a câmera do aparelho para fazer o reconhecimento facial do aposentado ou pensionista. Para conseguir realizar a prova de vida INSS 2021 online é necessário seguir algumas regras, ao passo que o procedimento ainda não está disponível para todos os beneficiários.

Prova de vida INSS 2021 online

Uma das formas de fazer a prova de vida na pandemia da Covid-19 é por meio do celular, evitando assim deslocamentos e riscos de contágio.

Essa possibilidade de fazer a prova de vida online é recente. O INSS iniciou em agosto do ano passado o projeto piloto de vida por biometria facial, que permite realizar o procedimento usando apenas o celular, sem a necessidade de se deslocar até a agência do banco ou caixa eletrônico.

Já em fevereiro deste ano o projeto foi ampliado. Essa fase permitiu que cerca de 5,3 milhões de beneficiários fizessem a prova de vida pelo celular em 2021. Além disso, o procedimento passou a usar apenas um aplicativo, o Meu Gov.br. Anteriormente também era necessário usar o aplicativo Meu INSS.

Quem já fez ou vai fazer a prova de vida online, terá o seu procedimento comprovado. Sendo assim, não se trata de um teste e o cidadão consegue garantir a continuidade de seu benefício.

Aplicativo Meu Gov.br

Para fazer a prova de vida pelo celular em 2021, o segurado deve ter o aplicativo Meu Gov.br. A plataforma permite acessar os serviços digitais do governo federal.

Dessa forma, quem estiver habilitado para fazer a prova de vida pelo celular será notificado ao abrir o aplicativo Meu INSS, que reúne os serviços do órgão. A partir disso, o usuário deve baixar o Meu Gov.br na loja de aplicativos do celular.

Aplicativo meu gov. Br
Aplicativo meu gov. Br

Em seguida, o usuário deve clicar em “Entrar com gov.br” e fazer o login com CPF e senha. Em caso de primeiro acesso, o segurado deve iniciar um cadastro.

Passo a passo para fazer a prova de vida INSS 2021 online

Após entrar no aplicativo Meu Gov.br, o aposentado ou pensionista já pode iniciar a sua prova de vida digital, por meio da biometria facial.

O primeiro passo é acessar a opção “Autorizações” e depois clicar em “Autorizar” na solicitação para uso de validação facial. Para conseguir validar esse serviço, o segurado deve clicar ainda em “Realizar Validação”

Aparecerá então, uma mensagem perguntando se o beneficiário aceita que o aplicativo tire fotos e grave vídeos. A orientação é clicar “Permitir”, já que o procedimento será feito com o uso da câmera do celular.

Em seguida, o segurado deve informar o dado solicitado sobre o seu documento pessoal. Como por exemplo, a data de emissão da CNH. Na tela seguinte, o aplicativo mostra algumas orientações sobre a prova de vida INSS pelo celular 2021. Estar em um ambiente iluminado, deixar o rosto visível e segurar o celular na altura do rosto são algumas das dicas.

Para continuar o procedimento, o beneficiário deve seguir as demais orientações do aplicativo. Será necessário centralizar o rosto no círculo que aparecerá na tela. Uma barra azul na parte de baixo da tela vai mostrar o tempo que falta para que a leitura da biometria facial seja finalizada. Ao fim desse tempo, o segurado consegue finalizar a comprovação de vida, basta apenas esperar a notificação do INSS informando a conclusão da prova.

Se o aposentado ou pensionista tirar o rosto do círculo indicado na tela, terá que fazer o procedimento outra vez para conseguir concluir. Em caso de necessidade, vale pedir ajuda para outra pessoa e usar a câmera traseira do celular.

Confira também, o vídeo do INSS explicando como fazer a prova de vida pelo celular. Ele esta disponível no canal do YouTube do órgão.

Quem pode fazer a prova de vida pelo celular?

Não são todos os aposentados e pensionistas que podem fazer a prova de vida do INSS pelo celular em 2021. Em fevereiro o serviço foi disponibilizado para cerca de 5,3 milhões de beneficiários. Ao passo que após essa fase, deve ser ampliado de maneira gradual, chegando até a maioria dos 36 milhões de beneficiários do órgão.

Os selecionados para fazer o procedimento online foram notificados por meio de mensagens enviadas por SMS e e-mail. Além disso, o INSS usa a base de dados Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Por isso, a autarquia selecionou segurados com carteira de motorista ou título de eleitor.

Quem não foi notificado pelo INSS para fazer a prova de vida pelo celular, não deve deixar de cumprir essa obrigação. O procedimento pode ser feito no banco que paga o benefício, ao apresentar um documento de identificação. Ou ainda em caixa eletrônico, por meio da biometria.

 

Leia também:

Aposentados devem fazer prova de vida para evitar bloqueio do benefício

Pagamento do 13º INSS antecipado em 2021: veja o calendário

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de mailson santana
    Mailson Santana Diz

    Como quem não tem o CNH faz a prova de vida?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes