Veja o passo a passo para pedir auxílio-doença sem perícia médica

Normalmente é necessário passar por perícia médica para obter o benefício, mas neste ano será possível conseguir os pagamentos ao apresentar atestado médico.

O cidadão que adquire uma doença que o impede de trabalhar por um período pode solicitar o auxílio-doença do INSS. Normalmente é necessário passar por perícia médica para obter o benefício, mas neste ano será possível conseguir os pagamentos ao apresentar atestado médico. O auxílio-doença sem perícia médica pode ser solicitado no site ou aplicativo Meu INSS e é válido em situações específicas.

O que é o auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício pago aos segurados do INSS que estejam temporariamente incapazes de trabalhar em razão de doença ou acidente. A comprovação ocorre de maneira geral por realização de perícia médica, mas neste ano será possível obter o benefício de maneira remota ao apresentar atestado médico.

Além disso, para solicitar o auxílio-doença é necessário cumprir a carência de 12 contribuições mensais, mas há doenças que dispensam essa regra. Os empregados de empresa devem estar afastados por mais de 15 dias para conseguir pedir o benefício do INSS. Ao passo que, se o pedido for feito depois de 30 dias de afastamento, a autarquia não se responsabiliza pelo pagamento de valores retroativos.

Nota-se também, que o auxílio-doença deixa de ser pago quando o trabalhador se recupera, retorna ao trabalho ou ainda em caso de morte do segurado.

Quais as regras do auxílio-doença sem a perícia médica?

A possibilidade de receber auxílio-doença sem realizar perícia médica fica válida até o dia 31 de dezembro de 2021. A decisão e suas regras estão previstas na Lei nº 14.131, sancionada no fim do mês de março.

O auxílio por incapacidade temporária só deverá ser concedido após análise de atestado e outros documentos médicos, que o segurado precisa anexar no momento da solicitação.

Outra regra é que o prazo máximo de pagamento do benefício concedido sem perícia médica presencial é de 90 dias, ao passo que não há possibilidade de prorrogação.

Quem pode solicitar?

Em nota divulgada no dia 31 de março, o INSS informou que foram tomadas medidas administrativas para o retorno gradual de atendimento das agências. “No entanto, é necessária uma nova estratégia para os locais em que o serviço da Perícia Médica Federal está suspenso ou com sua capacidade reduzida", diz o texto, que também indica que o auxílio-doença sem a perícia médica vai colaborar com a diminuição no tempo de concessão do benefício.

Dessa forma, o auxílio-doença sem a perícia médica será concedido nos casos a agência selecionada pelo segurado estiver impossibilitada de abrir por medida de isolamento, bem como nas situações em que o número de servidores da perícia médica for reduzido e quando o tempo de espera para o atendimento presencial for maior que 60 dias.

Como solicitar o auxílio-doença sem a perícia médica?

Para conseguir receber o auxílio-doença sem realizar a perícia médica, o segurado deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Nessa plataforma é possível fazer requerimentos para vários benefícios, como aposentadoria, salário-maternidade e pensão por morte. Bem como tirar extratos, atualizar cadastro e verificar outras informações.

Então, o primeiro passo é acessar a plataforma Meu INSS e fazer login com CPF e senha. Feito isso, o usuário deve clicar em “Agendamentos/Solicitações” na tela inicial.

Meu inss
Site do meu inss

Já na próxima tela, é preciso clicar no botão azul escrito “Novo Requerimento”. Em seguida, abaixo da pergunta “Que atendimento você deseja?”, o segurado deve digitar a palavra “auxílio” e então clicar na opção de “Auxílio por incapacidade temporária - Análise Documental”.

Site do meu inss
Site do meu inss

Depois disso, aparecerá uma tela com explicações sobre o auxílio-doença. O texto indica que o usuário deverá escolher uma agência do INSS e dependendo do local escolhido, poderá solicitar o benefício apenas com apresentação de documento médico, sem necessidade de marcar perícia médica presencial. Para prosseguir a solicitação, basta clicar em “Avançar”.

Site do meu inss
Site do meu inss

Será necessário então indicar dados de contato, como telefone fixo ou celular. Bem como, indicar qual foi a data de início dos sintomas e fazer uma descrição do que está sentindo.

Site do meu inss
Site do meu inss

Logo abaixo, na mesma tela, o trabalhador deve anexar documento de identidade e documentos médicos. O sistema informa que o total de arquivos não pode ultrapassar 50MB.

Site do meu inss. Auxílio-doença sem perícia médica
Site do meu inss

Feito isso, o segurado deve continuar a solicitação e selecionar uma agência do INSS próxima de sua residência para saber se irá conseguir finalizar o pedido do auxílio-doença sem a perícia médica.

Para verificar a aprovação ou não do benefício o segurado pode acessar a mesma plataforma, na seção de “Agendamentos/Solicitações”.

Quais são os documentos necessários?

No pedido do auxílio-doença sem perícia médica, o segurado deve enviar atestado e outros documentos médicos, como é o caso de laudos, exames e relatórios sobre a doença em questão.

Em relação ao atestado médico, o documento deve ser legível, ter a assinatura e identificação do médico. Assim como a indicar a Classificação Internacional de Doenças (CID) e o período previsto para a recuperação do cidadão.

 

Leia também:

Aposentadoria especial: saiba como e quem pode requerer o benefício

Saiba como pedir a prorrogação do salário-maternidade

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes