Licenciamento Digital 2021: veja como emitir e imprimir o documento

O CRLV está sendo emitido de forma digital, portanto, é necessário se cadastrar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito para ter acesso ao documento

O Licenciamento Digital 2021 está disponível para os motoristas desde janeiro deste ano. A iniciativa foi regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) por meio da Resolução do Contran nº 809. Com isso, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo está sendo emitido exclusivamente na versão digital.

O novo documento é conhecido como CRLV-e e substitui aquele tradicional em papel moeda, no entanto, muitos condutores ainda têm dúvidas sobre como utilizar essa versão. Então, veja a seguir como fazer a emissão do licenciamento digital que também pode ser impresso pelo próprio condutor. 

O que é CRLV?

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento obrigatório para os motoristas brasileiros, e permite que o carro esteja apto a circular nas ruas e rodovias do país. Esse documento informa a regularidade de pagamentos como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Seguro Obrigatório). 

Portanto o CRLV é expedido anualmente, mas atenção: caso o motorista deixe de pagar o CRLV será penalizado com multa que pode chegar à R$ 293,47, além de ter registrado sete pontos em sua Carteira de Habilitação devido à infração gravíssima.

Diante das medidas restritivas e para facilitar a emissão desse documento durante a pandemia, foi autorizada a versão digital que ficou conhecida como CRLV-e. É importante ressaltar que esse documento possui as mesmas regras do CRLV na versão física, então somente é emitido quando o veículo não possui dívidas. A única mudança é a forma de acessar o licenciamento, que agora se dá através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). 

Relacionado | Carteira Digital de Trânsito: saiba como fazer cadastro e baixar

Como baixar o Licenciamento Digital 2021?

Para ter acesso ao CRLV-e o primeiro passo é instalar em seu celular o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Esse serviço não possui custos e está disponível na Apple Store e no Google Play. Feito isso, você deverá informar os dados solicitados pela plataforma, como CPF, login e senha. Assim, será enviado um link para seu e-mail a fim de efetivar a validação do cadastro. Depois de fazer esse procedimento, siga os seguintes passos: 

>> acesse o aplicativo novamente;

>> clique em veículos;

>> escolha a opção clique “adicionar um CRLV”;

>> informe o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);

>> digite o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV) antigamente chamado de DUT (Documento Único de Transferência);

>> registre uma chave de acesso;

>> clique no botão  “CRLV” para consultar seu documento;

Licenciamento Digital 2021

Após emitir o Licenciamento Digital 2021, basta apresentá-lo pelo celular quando for solicitado. Para conferir a autenticidade do documento, utilize o QR Code.

LEIA TAMBÉM | CRV digital passa a valer no Brasil; veja como funciona

Como imprimir CRLV 2021?

Quem preferir ter em mãos o documento em formato físico, é necessário imprimir o Licenciamento Digital 2021, visto que o documento não será enviado para sua residência. Então, é preciso acessar o Portal de Serviços do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) pelo computador. O procedimento será parecido com o anterior: clique na opção “veículos” e escolha qual documento você quer imprimir. 

Licenciamento Digital 2021

Depois, clique em “CRLV Digital” para ser emitida a versão em PDF do documento, assim, você pode imprimir em casa o documento em papel A4 comum. Nesse documento também consta o QR Code de segurança e todos os dados do veículo. Essa é uma opção para o momento em que você não estiver com o seu celular e também deve ser aceita pela autoridade policial durante fiscalizações. 

Como atualizar CRLV Digital 2021?

Esse procedimento também é bastante simples. Se você acessou a plataforma e conferiu que está com o CRLV Digital do ano anterior, é porque ainda não fez o pagamento da taxa do licenciamento deste ano. Mesmo com as mudanças trazidas pela versão digital do CRLV, saiba que o procedimento para emissão do boleto continua o mesmo.

Então, acesse o site do Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo e informe o número do RENAVAM do veículo. Depois, escolha a opção CRLV e faça a emissão da guia como de costume. O pagamento poderá ser feito de forma presencial nas agências bancárias e lotéricas espalhadas por todo o país, assim como virtualmente através do aplicativo do seu banco. 

O departamento responsável fará a atualização dos dados no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, o que pode levar cerca de dez dias. Desta forma, você deve acessar novamente o aplicativo e escolher a opção “veículo” para emitir o novo licenciamento. Caso o prazo tiver passado e ainda não constar a atualização d seu documento, confira se não há débitos em aberto em seu veículo.  

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes