IPVA SP 2021: descubra três formas de pagar o imposto

Ao informar o número do seu Renavam, o motorista consegue pagar o IPVA SP em terminais de autoatendimento e internet banking dos bancos autorizados.

Entre as obrigações do início do ano está o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), que se trata de um imposto anual relacionado a proprietários de veículos. Os motoristas do estado de São Paulo podem optar por três diferentes formas de como pagar o IPVA SP. No geral, não é necessário emitir guia ou boleto, pois o sistema bancário informa os débitos com o imposto e possibilita o pagamento.

Como consultar?

Para consultar o valor que terá que pagar no IPVA SP, o cidadão deve acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado. No serviço de “Consulta de débitos do veículo” informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), da placa do veículo e clicar em “Consultar”.

Ipva
Consulta do ipva sp

Ao fazer isso, o motorista consegue visualizar o valor total do imposto, com e sem desconto, bem como a quantia das três parcelas. O sistema também informa o valor de multas, do IPVA atrasado e do licenciamento anual.

Como pagar o IPVA SP?

Ao informar o número do seu Renavam, o motorista consegue pagar o IPVA SP em terminais de autoatendimento e internet banking dos bancos autorizados. Bem como em casas lotéricas e por meio de cartão de crédito.

No caso de veículos novos e de locadoras registrados no estado, a orientação é acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo e gerar a guia de pagamento. No processo é preciso informar o Renavam e a placa do veículo.

Pagamento em lotérica

Para pagar o IPVA SP em casas lotéricas é simples. O motorista deve informar aos atendentes o número do seu Renavam, que está descrito no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Além disso, é preciso fazer isso antes da data de vencimento.

Pagamento no internet banking e caixa eletrônico

Outra forma sobre como pagar o IPVA SP, é através do internet banking e caixa eletrônico dos bancos autorizados. Nessa opção, a orientação é informar o número do Renavam do veículo e escolher entre o pagamento parcela ou à vista.

Nesse sentido, os bancos autorizados, em que é possível realizar o pagamento, são: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Daycoval, Mercantil do Brasil, Rendimento, Safra e Bancoob.

Pagamento com cartão de crédito

Há também a possibilidade de pagar o imposto com cartão de crédito. É possível pagar no débito ou crédito, à vista ou parcelado. As empresas credenciadas para essa forma de pagamento são: Vamos parcelar, PingPag, Taki e ParceleNaHora. É necessário comparecer a um dos pontos de atendimento dessas empresas, as quais oferecem diferentes condições para o pagamento no cartão de crédito. Nota-se ainda que o motorista pode arcar com taxas extras e juros.

Prazos de pagamento do IPVA SP

Por fim, confira o calendário de pagamentos do IPVA SP para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares. As datas de pagamento da primeira parcela e cota única já foram encerradas.

  • Placa de final 1: vencimento da 1ª parcela ou cota única em 07/01, da 2ª parcela em 09/02 e da 3ª em 09/03
  • Placa de final 2: vencimento da 1ª parcela ou cota única em 08/01, da 2ª parcela em 10/02 e da 3ª em 10/03
  • Placa de final 3: vencimento da 1ª parcela ou cota única em 11/01, da 2ª parcela em 11/02 e da 3ª em 11/03
  • Placa de final 4: vencimento da 1ª parcela ou cota única em 12/01, da 2ª parcela em 12/02 e da 3ª em 12/03
  • Placa de final 5: vencimento da 1ª parcela ou cota única em 13/01, da 2ª parcela em 18/03 e da 3ª em 15/04
  • Placa de final 6: vencimento da 1ª parcela ou cota única em 14/01, da 2ª parcela em 19/03 e da 3ª em 16/03
  • Placa de final 7: vencimento da 1ª parcela ou cota única em 15/01, da 2ª parcela em 22/02 e da 3ª em 17/03
  • Placa de final 8: vencimento da 1ª parcela ou cota única em 18/01, da 2ª parcela em 23/02 e da 3ª em 18/03
  • Placa de final 9: vencimento da 1ª parcela ou cota única em 19/01, da 2ª parcela em 24/02 e da 3ª em 19/03
  • Placa de final 0: vencimento da 1ª parcela ou cota única em 20/01, da 2ª parcela em 25/02 e da 3ª em 23/03

 

Leia também:

IPVA 2021: veja valores e datas em todos os estados brasileiros

Confira o passo a passo para renovar a CNH 2021 pela internet

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes