Novas consultas de valores a receber em 2023 deve ser liberada em janeiro

De acordo com o Banco Central, a segunda fase de consultas a valores a receber pode começar em janeiro, após o sistema incorporar novos dados dos bancos. Entre as mudanças está a inclusão de informações de valores devidos a pessoas falecidas.

Nova fase para a consulta de valores a receber do Banco Central ainda está sem data de início. No entanto, pode ser liberado a qualquer momento pelo BC (Banco Central). De acordo com a instituição, neste mês de janeiro de 2023 o sistema começou a incorporar novos dados dos bancos para que essas informações estejam disponíveis à população quando a segunda fase de consultas ao SVR (Sistema Valores a Receber) for liberada.

Uma das mudanças é a inclusão de informações de valores devidos a pessoas falecidas. Essa possibilidade não estava disponível até então.

"Com a reabertura do SVR, herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais da pessoa falecida poderão, mediante o aceite de um Termo de Responsabilidade, consultar a existência de valores a devolver de titularidade de pessoa falecida e saber como resgatar esse montante", detalhou o BC em comunicado.

De acordo com o Banco, o sistema agora irá incluir informações de valores a devolver relacionados a:

  • contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de
  • títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível; e
  • outras situações que ensejam valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

O que são os valores a receber?

O chamado “Valores a receber" são saldos residuais em bancos que foram "esquecidos", valores de tarifas que foram cobradas incorretamente em transações financeiras, saldos deixados em contas bancárias encerradas, cotas e sobras líquidas de cooperativas de crédito e até valores de consórcios encerrados.

Até 24 de março do ano passado, 2,85 milhões pessoas físicas e jurídicas pediram o resgate de seus valores a receber, totalizando R$ 245,8 milhões de valores restituídos. No início da campanha o BC estimava que mais de R$ 8 bilhões estariam disponíveis para resgate.

É possível verificar se você tem valores a receber por meio do seu número de CPF (Cadastro da Pessoa Física) no site: https://www.bcb.gov.br.  No entanto, essas consultas estão temporariamente suspensas para as adequações que citamos, como o BC explica aqui. Um novo prazo para consultas deve ser anunciado em breve.

Quem consultou valores a receber no início de 2022 precisou agendar o dia da consulta e o dia do resgate do valor. A partir de agora, no entanto, não será mais necessário fazer esse agendamento, bastará apenas pedir o saque dos recursos financeiros no momento da primeira consulta.

Ou seja, mesmo que você já tenha consultado e até sacado valores a receber na primeira etapa, ocorrida no ano passado, você deverá fazer uma nova consulta neste ano, uma vez que as informações serão atualizadas e poderão existir outros valores a receber disponíveis para você.

Cuidado com golpes

Criminosos aproveitam a campanha do BC para aplicar golpes na população. Para evitar cair em ações fraudulentas, o Banco alerta que não envia nenhum link, nem entra em contato com o cidadão para tratar sobre os valores a receber, muito menos para confirmar os seus dados pessoais. Portanto, mensagens via SMS ou WhatsApp, assim como ligações e e-mails sobre o resgate de valores a receber, devem ser desconsideradas pela população.

De acordo com o BC, ninguém está autorizado a entrar em contato com cidadãos em nome do Banco Central ou do Sistema de Valores a Receber. Portanto, a instituição alerta para que nenhum pagamento para ter acesso aos valores seja feito por nenhum cidadão. O Banco Central não cobra o acesso ao Sistema de Valores a Receber, que deve ser feito somente no site oficial do serviço.

Leia também:

Como consultar os valores a receber do Banco Central 

Quanto tempo de trabalho para receber seguro-desemprego 2023?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes