O Auxílio Brasil é permanente ou temporário?

Programa está garantido até dezembro, mas governo diz que o benefício continuará a ser pago

O auxílio Brasil é permanente? O programa criado pelo Governo Federal no ano passado, para substituir o Bolsa Família, já tem calendário de pagamento para o mês de janeiro: quem tem direito ao benefício começará a receber a partir do dia 18, seguindo o mesmo esquema do extinto Bolsa Família.

Mas muitos brasileiros ainda têm dúvidas quanto à validade do Auxílio Brasil, já que ele foi criado pelo presidente Bolsonaro (PL) um ano antes de tentar a reeleição para o Planalto. No entanto, segundo o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), a população pode ficar tranquila, já que a previsão do governo é de que o programa seja permanente.

Auxílio Brasil é permanente?

O Auxílio Brasil é um programa permanente de transferência de renda, em moldes similares ao Bolsa Família. Em dezembro de 2021, o governo publicou a Medida Provisória nº 1.076/2021, que trata da prorrogação do Benefício Extraordinário destinado às famílias beneficiárias do programa. Em outras palavras, o Auxílio Brasil está garantido pelo menos até dezembro de 2022, mas deve ser permanente.

O benefício começou a ser pago em novembro do ano passado e, em dezembro, teve seu valor aumentado para, em média, R$ 415. Os depósitos são feitos de forma escalonada, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS).

Auxílio Brasil é o substituto do Bolsa Família

O Bolsa Família, programa que beneficiou milhões de brasileiros por 18 anos e foi considerado modelo no mundo, foi extinto. Na verdade, ele foi substituído pelo Auxílio Brasil em novembro de 2021. O antigo benefício foi instituído em 2003 e contemplava 14,6 milhões de famílias brasileiras. Quem recebia o Bolsa Família foi automaticamente transferido para o novo programa, sem necessidade de fazer uma nova solicitação ou cadastro.

O Auxílio Brasil chegou primeiro, portanto, aos mesmos cidadãos que recebiam o antigo benefício e, mesmo com a ampliação em janeiro, manteve algumas exigências do Bolsa Família, como a necessidade de comprovação de frequência escolar e de vacinação de crianças, além do acompanhamento pré-natal para as gestantes.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil de 400 reais em 2022

O Auxílio Brasil é diferente do Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial foi criado em 2020 para minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19, quando milhões de brasileiros perderam o emprego ou tiveram suas rendas reduzidas. A principal característica do Auxílio que chegou a pagar R$ 1.200 para milhares de famílias é de que ele foi um benefício temporário, ao contrário do Auxílio Brasil, que é permanente.

O pagamento do Auxílio Emergencial acabou em outubro de 2021, embora algumas regras tenham sido atualizadas, o que permitiu que milhares de pais solteiros recebessem o valor retroativo do benefício. Isso porque, em 2020, o presidente Bolsonaro vetou o pagamento a esses chefes de família, ao contrário do que aconteceu com as mães na mesma situação. O veto foi derrubado em dezembro.

Como se inscrever no Auxílio Brasil permanente?

A primeira regra para receber o Auxílio Brasil, que é um programa permanente, é que a família precisa estar inscrita na base de dados do governo, o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além disso, o cadastro precisa estar atualizado. Para se inscrever no CadÚnico, é necessário comprovar renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606) e renda familiar de até três salários (R$ 3.636).

No entanto, nem todos os cidadãos inscritos no CadÚnico têm direito ao Auxílio Brasil. O programa é destinado a quem se encontra em situação de extrema pobreza ou de pobreza. Por isso, para ingressar no benefício, é essencial comprovar a renda, além de seguir outras regras, como a comprovação de frequência escolar de menores de 21 anos, comprovação de esquema vacinal completo de crianças até 7 anos de idade e realização de acompanhamento pré-natal caso haja alguma gestante no grupo familiar.

Para se inscrever no CadÚnico, o responsável familiar precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo munido dos documentos pessoais e cópias dos documentos de todos os membros da família. Também é importante apresentar comprovante de matrícula, carteirinha de vacinação das crianças e documentos que comprovem a realização de exames pré-natal. A inscrição no CadÚnico não pode ser feita pela internet.

A consulta da situação cadastral no CadÚnico pode ser feita pelo pelo site ou aplicativo do CadÚnico no celular ou pelo telefone 0800 707 2003 (ligação gratuita). Já para saber se a família está na lista de pagamentos do Auxílio Brasil, é preciso acessar o aplicativo do programa ou o app Caixa Tem.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes