Aumento da taxa Selic: o que muda para o bolso do brasileiro?

Para entender os impactos do aumento da taxa Selic, o DCI conversou com Mauro Rochlin, economista e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na última quarta-feira, 17 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) debateu o destino da economia monetária brasileira para os próximos anos. A principal decisão da reunião, e que teve mais repercussão, foi o aumento definitivo da taxa Selic, referente a taxa básica de juros.

Foi unânime o aumento da Selic, que saltou de 2% para 2,75% ao ano, superando até mesmo as expectativas dos especialistas, que acreditavam em um aumento de até 0,5%. A decisão marcou o fim de um período de quase seis anos, em que a política monetária não assistia a mudanças bruscas. Para entender os efeitos e consequências desse aumento, o DCI conversou com o economista e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro Rochlin.

Qual o significado do aumento da Selic?

A taxa (Selic Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) representa os juros básicos da economia brasileira, e se aumento é uma resposta à inflação no país.  Com ele, a tendência é que o rendimento dos títulos públicos atrelados sejam maiores, tornando então a compra de crédito mais cara para os consumidores finais. Além disso, a Selic influencia diretamente outras taxas referentes ao uso de créditos e juros.

O que ocorre com o aumento da taxa Selic?

Com os juros mais altos, a principal consequência para o bolso dos brasileiros é o consumo, que será repensado. Basicamente, a ideia de aumentar a taxa de juros é fazer com que os brasileiros poupem mais e consumam menos. "As pessoas vão preferir poupar e a rentabilidade vai ser maior", afirmou Rochlin.

Outro impacto, desta vez negativo, que a economia brasileira vai sentir com o aumento da taxa Selic é o desemprego, que pode aumentar drasticamente, segundo explicou o economista. Isso porque com as empresas vendendo menos, elas passam a produzir menos também. Mauro Rochlin explicou que este é o principal dilema da economia. "Segurar a inflação é gerar desemprego", disse.

Por um lado, o brasileiro que deseja poupar dinheiro e não consegue, terá uma motivação maior para economizar. Com a taxa básica de juros a 2,75%, a oportunidade é controlar as finanças e guardar as economias, para assim, conseguir realizar algum plano futuro.

Em relação ao comércio, é possível que os preços se estabilizem, e até diminuam. "Na medida que o consumo cair, as empresas vão render menos e assim vão ter menos motivações para aumentar o preço. É o principal desencadeamento do efeito da taxa", explicou o professor da FGV.

O que a taxa Selic influencia na inflação?

Quando a inflação do país é menor, a taxa Selic, por sua vez, também é. Isso é o que disse o economista Mauro Rochlin, que também ressaltou a importância da taxa para o controle da inflação. Há cinco anos, em 2015, o cenário foi positivo e permitiu que o aumento da taxa Selic fosse controlado.

"A inflação saiu de um patamar de 10% a 3%, isso permitiu que o Banco Central tornasse a taxa baixa. Mas agora, a  gente vê que os preços estão aumentando. Há um ano estávamos em 2%, agora estamos próximos a 5%", informou.

Dessa forma, o BC acredita que a melhor maneira de conter o consumo e a alta na inflação, é tornando o crédito mais caro.  No entanto, há controvérsias em torno deste pensamento. "Existem críticas a respeito. Os apoiadores reafirmam o discurso do BC, que desestimulando o consumo, os preços não sobem. Mas os opositores dizem o seguinte: A inflação não é porque o consumo está mais alto, são outras as razões e não é apenas a demanda, então não adianta você tornar a taxa mais alto."

Como o mercado deve responder?

Dólar hoje 15/03/2021
Reprodução

O mercado recebeu bem a decisão do Copom e do BC. Isso porque a atitude de aumentar a taxa da Selic foi uma resposta direta ao combate severo a crescente da inflação, que vem preocupando investidores, e pode também colocar o Brasil em uma situação ruim enquanto à cotação do dólar. Para o especialista ouvido pelo DCI, foi uma "maneira violenta contra a pressão inflacionária."

Com isso, se espera atrair mais capital estrangeiro, que costuma correr atrás de juros mais altos. A taxa maior garante que o cenário aos investidores seja mais convidativo, já que é um incentivo a economia, a poupança.

Acompanhe as principais notícias da economia no DCI Digital.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes