Pix começa a funcionar hoje (16); veja como usar o meio de pagamentos

O Pix começa a funcionar nesta segunda-feira para o público em geral. A cerimônia de lançamento oficial do sistema de pagamentos instantâneos ocorreu a partir das 9h30 no canal do Banco Central do Brasil no YouTube.

O Pix começa a funcionar nesta segunda-feira (16) para o público em geral. Entre os dias 03 e 15 de novembro, houve a operação restrita para clientes selecionados. A cerimônia de lançamento oficial do sistema de pagamentos instantâneos ocorreu a partir das 9h30 no canal do Banco Central do Brasil no YouTube.

Ao todo 734 instituições financeiras começam a operar o Pix hoje. Entre elas há as de participação obrigatória e facultativa. Até ontem (15) já havia mais de 71 milhões de chaves Pix cadastradas. Bem como 1,9 milhão de transações realizadas na fase de testes.

Então, tire suas dúvidas sobre o novo sistema e saiba como usar:

O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central. Através dele, os usuários podem efetuar transferências entre contas em alguns segundos. Ele funciona 24 horas por dias, nos 7 dias da semana.

Como funciona?

Os pagamentos do sistema Pix podem ser realizados de três formas:

  • Através de chaves ou apelidos para a identificação da conta;
  • Através de QR Code;
  • Por meio de tecnologias de troca de informações por aproximação, como a tecnologia near-field communication (NFC).

Ademais, essas transferências podem ser feitas entre pessoas físicas e para estabelecimentos comerciais. Bem como entre estabelecimentos, como é o caso de pagamentos de fornecedores. E até para transferências entre entes governamentais, para pagamentos de taxas e impostos, por exemplo.

Como usar a chave do Pix?

As transações de transferência entre contas, como ocorre no TED e DOC, são feitas com o uso da chave Pix. Veja as chaves disponíveis:

  • CPF e/ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória, entre números e letras, com 32 dígitos.

Nota-se que cada pessoa pode ter até cinco chaves Pix para cada conta bancária. Contudo, não é possível cadastrar a mesma chave em mais de um banco.

Então, para fazer a operação é preciso digitar no aplicativo do seu banco a chave Pix da pessoa em que se deseja transferir o dinheiro. A operação pode ser feita a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Além disso, o cadastro desse código é feito também nesses aplicativos, basta acessar a seção destinada ao Pix.

Qual o objetivo?

Entre os objetivos do Pix, de acordo com o BC, está a intenção de aumentar a competitividade do mercado, baixar o custo para os clientes, incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo e promover a inclusão financeira.

Quanto custa?

O Pix é gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs). No entanto há exceções, caso se use o sistema para fins comerciais poderá haver cobrança nos recebimentos. Veja as situações:

  • Recebimento da transferência por QR Code Dinâmico;
  • Recebimento de mais de trinta transações com Pix no mês, por conta. Pode-se cobrar tarifa a partir da 31ª transação.

Ademais, ao fazer o Pix, pode haver cobrança quando utilizado canal de atendimento presencial ou pessoal da instituição, inclusive por telefone.

Já as pessoas jurídicas serão tarifadas pelo uso do sistema. É a instituição bancária quem define se haverá cobrança e qual será o valor de envio e recebimento de recursos. Por fim, o Pix tem custo baixo, pois não necessita da atuação de intermediários.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes