Pix Cobrança: nova ferramenta é parecida com boleto; veja como vai funcionar

Ao usar a funcionalidade do Pix Cobrança, vendedores poderão emitir um QR Code para realizar pagamentos imediatos ou incluir vencimento em data futura.

O Banco Central (BC), que gerencia o Pix, anunciou uma nova funcionalidade desse sistema de pagamentos instantâneos. Trata-se do Pix Cobrança, o qual funcionará de maneira semelhante ao boleto bancário. O BC também divulgou novas regras do sistema.

Como vai funcionar o Pix Cobrança?

Ao usar a funcionalidade do Pix Cobrança, vendedores poderão emitir um QR Code para realizar pagamentos imediatos ou incluir vencimento em data futura. A partir da cobrança futura, pode-se inserir além do valor, informações como juros, multa e descontos. Sendo assim, a operação é semelhante ao boleto.

Conforme comunicado divulgado pelo BC, Janaína Attie, do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro explicou as vantagens do Pix Cobrança: “Ele pode ser utilizado para pagamentos que atualmente podem ser feitos por boletos ou convênios de arrecadação, aumentando a competição e proporcionando uma alternativa barata e com liquidação imediata”.

Nota-se ainda, que as instituições bancárias que oferecem o Pix podem escolher entre ofertar ou não essa ferramenta.

Uso do Pix para fins comerciais

Além da novidade do Pix cobrança, o BC também atualizou regras do sistema. Em relação ao uso do Pix por pessoa física, os processos de pagamentos são gratuitos. Bem como para empresários individuais e MEIs. No entanto, em caso de usar o Pix para fins comerciais, poderá haver cobrança em recebimentos. Veja as situações que podem ser tarifadas:

  • Recebimento da transferência por QR Code Dinâmico;
  • Recebimento de mais de trinta transações com Pix no mês, por conta.

API Pix

Ademais, outro anúncio é em relação a uma interface de programação de aplicações (API) para o Pix. Nota-se que as instituições que quiserem fornecer o serviço de integração devem adotar o API Pix, padronizado pelo BC.

Dessa forma, o empreendedor que quiser mudar de banco terá maior facilidade. Essa API tem funções de criação e gestão de cobranças, verificação de liquidação, conciliação e suporte a processos de devolução.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes