Pix: pagamento agendado com QR Code começa em julho

Fase inicial de testes começa em 14 de abril e vai até 30 de junho, informou o Banco Central

O Pix vai permitir pagamentos agendados via leitura de QR Code (uma versão digital do código de barras) a partir de 1º de julho. O recurso foi anunciado nesta quinta-feira (22) pelo Banco Central (BC).

O recurso, chamado Pix Cobrança, entra em vigor em 14 de maio, mas ainda em testes. Nesta fase, os bancos que não conseguirem viabilizar  o pagamento com QR Code no Pix (identificação do código e cobrança posterior) devem proporcionar ao menos o débito no dia da leitura. O período é transitório, justamente para que as empresas consigam identificar e reparar falhas.

Hoje, o aplicativo disponibiliza a opção de pagamentos com QR Code apenas para cobranças imediatas. Em julho, todas as instituições financeiras participantes  precisam ser capazes de realizar a leitura e permitir o pagamento agendado para cobranças futuras.

“A oferta do Pix Cobrança (geração das cobranças com Pix e demais funcionalidades associadas a gestão das cobranças) é facultativa aos participantes, sendo obrigatória apenas a oferta de serviço de geração de QR Code estático aos usuários recebedores pessoa natural”, afirmou o BC.

Outra novidade do aplicativo é o Pix Agendado, que será lançado em 1º de setembro. A função possibilita agendar transferências usando a chave Pix ou informando os dados da conta de quem vai receber o valor.

Pagamento com QR Code no Pix foi adiado em março

Em março, o Banco Central adiou o lançamento do Pix Cobrança. A previsão era apresentar a funcionalidade em 15 de março. No entanto, antes já havia previsão para que o pagamento com QR Code no Pix começasse a vigorar em janeiro.

O que é Pix?

O Pix é o sistema de transferências instantâneas do Banco do Brasil. O aplicativo permite pagamentos em tempo real, todos os dias da semana, 24 horas por dia. As transferências não têm intermediários, saindo da conta de quem efetua o pagamento para a de quem o recebe. O valor é adquirido de imediato.

Saiba mais sobre o funcionamento do Pix aqui

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes