Privatização dos correios: entenda o que pode acontecer a partir de 2021

Já discutida anteriormente, o projeto de desestatização dos Correios está ganhando força no Planalto. A proposta deve ser votada no começo do ano que vem na Câmara dos deputados.

A greve dos Correios repercutiu bastante enquanto durou, mas agora outro assunto envolvendo a empresa entra em cena. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, entregou hoje (14) à Presidência da República o projeto de lei (PL) que cria as condições para a privatização dos Correios. A proposta já foi assinada pelo ministro da economia Paulo Guedes e a previsão para a entrega do documento no Congresso Nacional para votação é 2021.

Correios

Fundada em 1969, empresa estatal atua fazendo entregas e encomendas por todo o Brasil. A constituição prevê o monopólio do sistema de envio de encomendas pela União Federal, portanto, os Correios ocupam esse posto. A empresa emprega hoje mais de 99 mil funcionários.

Contudo, recentemente a proposta de privatização da empresa tomou um novo folego. O ministro de Telecomunicações apresentou uma proposta de desestatizar a empresa, com o intuito de diminuir os gastos públicos e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Existe um déficit de 2,4 bilhões nos Correios.

A proposta deve ser votada na câmara no começo do ano que vem. Pois é preciso aprovação da Casa Civil, além de quatro meses para ao BNDES fazer os estudos e monitoramento dos projetos antes da votação. Portanto, a privatização seria concretizada, provavelmente, em 2022.

O que diz a constituição?

A constituição prevê o monopólio dos Correios por parte do Estado. Como cita o artigo 21, que afirma que compete à União “manter o serviço postal e o correio aéreo nacional”. Mas o projeto de lei elaborado pela equipe de Guedes afirma que não vai ir contra a constituição. A nova proposta define o que é o serviço postal, criando o conceito de serviço postal universal.

Por isso, os Correios serão explorados pela iniciativa privada, mas respeitando o artigo da constituição do Serviço Postal Universal, por meio de empresa estatal.

A favor da proposta de privatização dos Correios

Foto mostra fábio faria, secretário do ministério das telecomunicações
Fábio faria, secretário do ministério das telecomunicações (foto: luis macedo/câmara dos deputados)

Para os defensores da proposta, o principal argumento é de que privatização vai trazer mais concorrência e, portando, mais qualidade para os usuários. Além de entenderem que o governo não teria estrutura e capacidade para gerenciar tais negócios.

Diogo Mac Cord de Faria, secretário das telecomunicações argumenta que a ideia de privatizar os Correios também é motivada pela preocupação com o futuro e a modernização.

“Entregas começam a ser feitas por drones. Caminhões autônomos são realidade. Não é o governo quem vai conseguir acompanhar o ritmo das mudanças. Precisamos do empreendedor, do visionário, do inovador. A quebra do monopólio nos permitirá fazer isso: serviços melhores por menores preços.”, explica em entrevista ao Globo.

E completou que “De qualquer forma, o texto não crava uma solução: apenas nos abre um leque de oportunidades enorme, mas sempre garantindo que ninguém ficará para trás. A questão é que faremos isso de maneira mais eficiente, em respeito ao recurso público.”.

Críticos à privatização dos Correios

Já os críticos alegam que não seria do interesse de empresas privadas levar o serviço para todas as regiões do Brasil, principalmente as regiões periféricas. O que o Estado faz, pois é garantido por lei.

Para Marcos César Alves Silva, vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap), a privatização dos Correios seria prejudicial aos pequenos municípios e às contas públicas, uma vez que as entregas em lugares remotos custam caro e não interessam à iniciativa privada. Afirmou em entrevista ao jornal Correio Brasiliense.

Em uma entrevista recente, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que grandes empresas de varejo e de entregas estariam interessadas no processo de privatização. Contudo, como não houve interesse demonstrado por nenhuma empresa, Faria teve que se corrigir e dizer que era apenas uma dedução sua.

Outras privatizações no governo

Dentro da proposta há também a criação de uma Agência Nacional das Comunicações, que substituiria a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que, passará a regular também os serviços do Sistema Nacional de Serviços Postais.

O atual ministro da economia, Paulo Guedes, quando foi nomeado deixou claro seus interesses relacionados à desestatização de empresas e seu apoio ao livre mercado. Portanto, essa não foi a primeira proposta de privatização de companhas estatais no governo de Bolsonaro.

Em janeiro de 2020, o governo já tinha 115 propostas de privatizações dentro da pasta de economia.

No ano de 2019, foi proposta a privatização da Eletrobrás, mas não avançou no Congresso. Em setembro deste ano, houve a proposta de privatizar a Casa da Moeda, por parte da equipe econômica. Mas o próprio presidente, Jair Bolsonaro, barrou a continuidade do projeto.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes