Pix: saiba como gerar e fazer pagamentos com o QR Code

Após cadastro no sistema de pagamentos, usuário pode realizar pagamentos através do QR Code dinâmico ou estático acessando aplicativo da instituição financeira

O Pix começou a funcionar nesta segunda-feira (16), e oferece transferências instantâneas, pagamentos de contas e compras em até 10 segundos em qualquer horário e dia. Em um segundo momento, ele também promete avançar em áreas como pagamento de impostos, taxa de passaportes, inscrição de vestibular e até no mercado de crédito. Uma das opções de pagamento é com o QR Code Pix.

 

O que é o Pix?

O Pix é uma funcionalidade disponível em aplicativos de bancos e fintechs onde a pessoa já tem conta. Ele torna as transferências mais ágeis que o DOC/TED, e pode ser feito sete dias por semana, 24 horas. Além disso, também promete realizar as operações em apenas 10 segundos. Contudo, os demais modos de pagamento continuam valendo. Dessa forma, o pagamento instantâneo é mais uma modalidade.

Entre os objetivos do Pix, de acordo com o Banco Central, está a intenção de aumentar a competitividade do mercado, baixar o custo para os clientes, incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo e promover a inclusão financeira.

 

O que é o QR Code do Pix?

O QR Code é uma abreviação para "Quick Response Code", e funciona como um código de barras em um formato diferente. Assim, o QR code estático e dinâmico são códigos que permitem a leitura por meio da câmera do seu celular para realizar os pagamentos desejados. A diferença entre eles está na quantidade de vezes que ambos estão disponíveis para serem escaneados:

  • QR Code dinâmico: pode ser usado em apenas uma transferência, recomendado para utilizar em transações com pessoas que não possui vínculo e é possível colocar a identificação da pessoa que passou o código;
  • QR Code estático: pode ser usado em diversas transações, ideal para quem tem vínculo de prestação de serviços ou precisa de um pagamento mensal.

 

Como gerar e pagar com o QR Code do Pix?

Para gerar o QR Code Pix, a empresa ou pessoa física deve estar cadastrada no sistema. A opção ficará apenas dentro de sites e aplicativos de instituições financeiras autorizadas. No caso de contas Bradesco, por exemplo, ao entrar na opção "Pix", o seu QR Code e a opção de pagamento através de um estão disponíveis de maneira fácil. Assim, para fazer o pagamento basta:

  1. Acesse o aplicativo da sua instituição financeira;
  2. Na aba Serviços, ou dentro da opção "Pix", toque em Pagar com QR Code;
  3. Posicione o aparelho para leitura do QR Code;
  4. Confirme os dados e clique em Confirmar Pagamento.

 

Leia também:

Quanto o Pix irá cobrar das empresas? Entenda as taxas do novo sistema

Quer transferir dinheiro pelo Pix? Saiba como fazer a transação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes