Quanto o Pix irá cobrar das empresas? Entenda as taxas do novo sistema

Para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs), o Pix é gratuito. Entretanto, as empresas podem precisar realizar o pagamento de taxas estabelecidas pela instituição financeira

O Pix é um meio de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central, onde os usuários podem efetuar transferências entre contas em segundos. Além disso, funciona 24 horas, nos 7 dias da semana. Para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs), o Pix é gratuito. Entretanto, as empresas podem precisar realizar o pagamento de taxas do Pix

Os pagamentos podem ser feitos através das chaves, pelo QR Code e tecnologias de troca de informações por aproximação. As transferências também podem ser realizadas entre pessoas físicas e estabelecimentos comerciais, entre estabelecimentos e transferências entre entes governamentais. Em suma, o BC tem a intenção de aumentar a competitividade do mercado, baixar o custo para os clientes, incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo e promover a inclusão financeira.

 

Como funciona o Pix para as empresas?

O PIX poderá ser usado pelas PMEs para o pagamento de fornecedores e até de funcionários. Além disso, o sistema também permite a transação entre empresas e o governo, facilitando o pagamento de impostos. Basicamente, o processo é semelhante com as tarifas de transferência comuns, mas a cobrança deve ser menor que em TEDs e DOCs.

Com a liberdade sobre o preço da tarifa definida pelo BC, os bancos podem, inclusive, não cobrar nada das empresas, o que acirra ainda mais a competição das instituições pelos clientes. Isso pode ajudar a reduzir os custos bancários. No Pix para pessoas jurídicas, os pagamentos são diretos entre pagador e recebedor, sem intermediários. Além disso, os pagamentos vão direto para a conta da pessoa jurídica em poucos segundos, com custos menores que outros meios de pagamento.

 

Como é o cadastro?

Assim como para pessoas físicas, as pessoas jurídicas devem ter uma conta tradicional mantida em um prestador de serviços financeiros. O registro acontecem os canais do banco, sem restrições sobre o tamanho das empresas.

 

Quais as taxas do Pix para empresas?

As empresas poderão receber cobranças de taxas fixas do Pix por transação ao receber ou fazer pagamentos e nas transferências. Quem define o valor das tarifas são as próprias instituições financeiras, mas a tendência é que as taxas sejam menores que as cobradas hoje. Dessa forma, o custo das operações pode diminuir com o Pix, já que renunciarão  intermediários para fazer as transações. Entretanto, não se deve sentir a redução de custo instantaneamente pelas empresas, já que elas e as instituições financeiras ainda devem se adaptar ao novo sistema.

 

Leia também:

Como transferir pelo Pix no Caixa Tem? Veja passo a passo

Sabe cadastrar a chave do Pix? Veja como fazer a sua

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes