Seguro-desemprego em 2022: quanto tempo de trabalho para receber?

Os trabalhadores podem receber de três à cinco parcelas que também são concedidas de acordo com o período trabalhado

O seguro-desemprego foi criado para amparar os trabalhadores que não possuem renda, após serem demitidos sem justa causa. Mas antes de solicitar o benefício, é preciso conhecer as regras que garantem o pagamento e dentre elas está quanto tempo de trabalho para receber seguro-desemprego em 2022.

Quanto tempo de trabalho preciso para ter seguro-desemprego em 2022?

Além de conhecer os critérios para fazer o pedido, o cidadão também precisa saber quanto tempo de trabalho para receber seguro-desemprego em 2022.Nesse sentido, é preciso levar em consideração o período trabalhado, cuja soma varia conforme o número de de vezes que o cidadão solicitou esse benefício. Sendo assim, o tempo de trabalho para receber seguro desemprego 2022 fica da seguinte forma: 

Primeira solicitação do seguro-desemprego: o tempo de trabalho para receber seguro-desemprego é de pelo menos 12 meses durante os 18 meses anteriores à data da demissão;

Segunda solicitação: é preciso ter recebido salário por pelo menos 9 meses durante os 12 meses anteriores à data da demissão; 

A partir da terceira solicitação do seguro: necessário ter recebido salário nos 6 meses anteriores à data da demissão.

Empregado doméstico: além de cumprir com os requisitos também é necessário ter trabalhado, exclusivamente, como empregado doméstico pelo período mínimo de 15 meses nos últimos 24 meses que antecederam a data de dispensa;

Pescador Artesanal: é preciso comprovar a venda do pescado a adquirente pessoa jurídica ou cooperativa, no período correspondente aos últimos 12 meses que antecederam ao início do defeso. 

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Tem direito ao seguro-desemprego todo trabalhador formal que tenha sido demitido sem justa causa e que não possua renda própria que seja suficiente para a sua própria manutenção e da família.

  • Ter sido dispensado sem justa causa;
  • Estar desempregado quando fizer a solicitação do benefício;
  • Ter recebido pelo menos 12 salários nos últimos 18 meses. Essa regra é válida para a primeira solicitação;
  • Ter exercido, pelo menos, nove meses de trabalho nos últimos 12 meses, quando fizer o segundo pedido de seguro-desemprego;
  • Ter trabalhado com carteira assinada em todos os seis últimos meses, a partir do terceiro pedido;
  • Não ter renda própria para o seu sustento e sustento da família;
  • Não receber benefícios de prestação continuada da Previdência Social. A regra é válida exceto para pensão por morte e auxílio-acidente.

Quantas parcelas de seguro desemprego tenho direito?

Agora que sabemos quanto tempo de trabalho para receber seguro-desemprego, também chamamos sua atenção para o número de parcelas que podem ser pagas ao trabalhador.

O governo disponibiliza de três a cinco parcelas e a concessão também depende do tempo de trabalho desenvolvido pelo cidadão. Assim, confira a seguir a regra para saber quantas você vai receber: 

  • 3 parcelas: é preciso comprovar no mínimo 6 meses trabalhados
  • 4 parcelas: é necessário ter no mínimo 12 meses trabalhados
  • 5 parcelas: o trabalhador precisa ter a partir de 24 meses trabalhados

O valor recebido pelo trabalhador demitido depende da média salarial dos últimos três meses anteriores à demissão, mas vale ressaltar que a base de calculo vai mudar no próximo mês devido ao reajuste do salário mínimo nacional.

Com isso, os trabalhadores não poderão receber menos que R$ 1.210, que é a estimativa de salário para 2022. Outros benefícios pagos pelo governo também serão reajustados.

Seguro-desemprego 2022
Foto: marcello casal jr/agência brasil

Prazo para solicitar o seguro desemprego 2022

Para entrar com o pedido junto ao Ministério da Economia, o trabalhador deve esperar pelo menos sete dias a contar da rescisão do contrato e não pode ultrapassar 120 dias. O valor varia de um salário mínimo, que hoje está em R$ 1.210,00. O cálculo do seguro-desemprego se baseia nos últimos três salários recebidos pelo trabalhador.

  • Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia, contados da data de dispensa;
  • Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho;
  • Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia, contados da data de dispensa;
  • Pescador artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição;
  • Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a contar da data do resgate.

Você pode acompanhar quando o seguro-desemprego estará liberado pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Para mais informações ou dúvidas sobre o serviço, o trabalhador também pode ligar para o telefone 158.

 

Benefícios que desempregados podem receber após o auxílio emergencial

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes