Quem precisa fazer o recadastramento do Auxílio Brasil em 2022

Oito milhões de beneficiários estão com os cadastros desatualizados ou têm inconsistência de dados. Saiba quem se encaixa nesse grupo

O governo federal prorrogou o prazo para a atualização do CadÚnico, mas muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre quem precisa fazer o recadastramento do Auxílio Brasil para evitar o bloqueio do benefício. A atualização deve ser feita por oito milhões de beneficiários, segundo o Ministério da Cidadania.

A atualização dos dados cadastrais serve para evitar fraudes no Auxílio Brasil e na Tarifa Social de Energia Elétrica. As datas variam de acordo com a situação do beneficiário. São dois tipos de atualização: a revisão cadastral, que vai até o dia 14 de outubro, e a averiguação, que pode ser feita até 12 de agosto. Entenda.

Quem precisa fazer o recadastramento do Auxílio Brasil?

Os brasileiros inscritos no CadÚnico precisam fazer o o recadastramento do Auxílio Brasil a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração de renda no grupo familiar. Caso a revisão não seja feita, o cidadão pode ter seus benefícios bloqueados. Este ano, o Ministério da Cidadania escalonou o serviço por causa da pandemia e, por isso, quem precisa fazer o recadastramento do Auxílio Brasil em 2022 são apenas as famílias que fizeram a atualização cadastral nos anos de 2016 ou 2017.

A convocação dos brasileiros para o recadastramento está sendo feita por meio de mensagens nos apps do Auxílio Brasil ou do Caixa Tem, mas também é possível conferir a situação no aplicativo do CadÚnico. Outra opção é consultar o site cadunico.cidadania.gov.br. Os beneficiários que tiveram os dados atualizados a partir de 2018 serão convocados posteriormente, segundo o Ministério. Com o prazo estendido, portanto, o beneficiário tem mais tempo para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil.

Quem precisa fazer o recadastramento do Auxílio Brasil deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou a um posto de atendimento que cuida do cadastro do governo federal, mas a orientação é de que seja feito o agendamento pela internet.

Quais os tipos de atualização e até quando isso pode ser feito?

As famílias que não tiveram alteração nas informações prestadas anteriormente ao governo federal não precisam ir até os postos de atendimento para fazer a atualização. No aplicativo do CadÚnico ou no site do cadastro, é possível confirmar os dados e não correr o risco de ter o Auxílio Brasil bloqueado. No entanto, quem precisa fazer o recadastramento do Auxílio Brasil só pode fazer isso presencialmente.

São dois tipos de regularização:

Revisão cadastral – Atualização dos dados no cadastro único se houver algum tipo de alteração de renda, de situação de trabalho, no grupo familiar ou de endereço. O prazo para a revisão cadastral vai até o dia 14 de outubro;

Averigação cadastral – Atualização dos dados no CadÚnico quando o governo encontra inconsistências no cadastro a partir de informações obtidas com o cruzamento de informações com outros bancos de dados. O prazo termina no dia 12 de agosto.

Quem precisa fazer o recadastramento do Auxílio Brasil por meio da atualização de dados, portanto, deve fazer isso dentro do prazo estipulado para não ter o benefício bloqueado e até cancelado. Ainda de acordo com o Ministério, os beneficiários que não regularizarem a situação podem ser excluídos do cadastro único a partir de julho de 2023. A pasta faz revisões constantes no banco de dados para excluir ou incluir famílias nos benefícios sociais do governo.

Como se cadastrar para receber o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda, que foi criado pelo governo federal para substituir o antigo Bolsa Família. Não é possível se cadastrar exclusivamente para receber o benefício, já que a base de dados do Auxílio é o cadastro único do governo federal. Por isso, quem está cadastrado (e com os dados devidamente atualizados) no CadÚnico e cumpre os requisitos de participação está elegível para o programa. No entanto, é importante ressaltar que o cadastro não garante a inclusão no Auxílio.

De acordo com o governo, com a aprovação da PEC que aumentou o valor do Auxílio Brasil para 600 reais até dezembro deste ano, a intenção é zerar a fila de famílias que aguardam a inclusão no benefício social. Têm direito ao Auxílio as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza inscritas no CadÚnico e que cumprem uma série de exigências.

Para fazer a consulta, o cidadão deve acessar o aplicativo do Auxílio Brasil ou o do Caixa Tem, o site do programa ou então ligar gratuitamente para o número 0800 707 2003. O canal de atendimento do Ministério da Cidadania, para tirar dúvidas sobre o Auxílio Brasil, atende no número 121.

Quando será pago o aumento do Auxílio Brasil?

A PEC que aumenta o valor do Auxílio Brasil para 600 reais até dezembro foi aprovada na Câmara dos Deputados em 13 de julho, mas o novo valor só deverá cair na conta dos beneficiários em agosto, porque os pagamentos de julho já foram programados.

A proposta pretende incluir cerca de 1,7 milhão de brasileiros no programa e foi aprovada mediante a instituição do estado de emergência, que permite que o governo crie ou aumente benefícios em ano eleitoral. Do total de recursos aprovados pela PEC, segundo o texto, R$ 26 bilhões serão destinados exclusivamente ao Auxílio Brasil.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes