Quinto dia útil de junho 2022: quando vai cair? Veja calendário

Data é o prazo máximo para realizar pagamentos de salários

O quinto dia útil é o prazo máximo estabelecido para as empresas pagarem o salário de seus funcionários. Mas nem sempre essa data corresponde ao dia 5 do mês, como é o caso do quinto dia útil de junho de 2022. Saiba quando ele vai cair.

+ quinto dia útil de maio 2023

Quinto dia útil de junho 2022

Por conta do fim de semana, o quinto dia útil de junho de 2022 vai cair no dia 6, uma segunda-feira, já que o dia 5 corresponde ao domingo, não considerado útil. Em contrapartida, o sábado é considerado dia útil para casos de pagamento de salário, conforme determinado pela Instrução Normativa nº01 de 07/11/1989, da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho.

O depósito do salário até o quinto dia útil do mês é assegurado pelo artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O texto afirma que “quando o pagamento for estipulado por mês, deverá ser efetuado o mais tardar até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido”. Inclusive, em casos que o salário é concedido em cheque, o empregador deve realizá-lo em um horário que permita fazer o desconto do mesmo.

Pela determinação da CLT, atrasos no pagamento não são aceitáveis, e configuram-se como sonegação dos direitos trabalhistas. Por isso, neste mês ele deve ser feito até o dia 6, que é o quinto dia útil de junho de 2022. Caso ultrapasse a data, o trabalhador pode recorrer na Justiça, em que ainda há uma multa prevista dependendo da quantidade de dias atrasados. Para atrasos de menos de 20 dias, o empregador terá que conceder 10% sobre o valor do salário devido, e de mais 5% por dia no período que segue. E, em situações de frequência nos atrasos ao longo dos meses, o empregado pode solicitar a rescisão do contrato de trabalho.

Quando serão os dias de pagamento dos próximos meses

Quinto dia útil de junho 2022
Foto: pixabay

 

Em função de finais de semana e feriados, o prazo final para o depósito do salário de cada mês pode variar ao longo do ano. O quinto dia útil de junho será em uma segunda-feira, dia 6. Confira quando o dia do pagamento vai cair durante os meses de junho até dezembro de 2022:

  • Junho – dia 6, segunda-feira;
  • Julho – dia 6, quarta-feira;
  • Agosto – dia 5, sexta-feira;
  • Setembro – dia 6, terça-feira;
  • Outubro – dia 6, quinta-feira;
  • Novembro – dia 7, segunda-feira;
  • Dezembro – dia 7, segunda-feira.

Acesse também: Quem tem direito ao Auxílio Brasil de 400 reais, valor mínimo do benefício

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes