Quinto dia útil de maio de 2022: quando cai o próximo salário

O depósito do salário deve ser feito até o quinto dia e o trabalhador pode recorrer na Justiça se houver atraso

Todo mês, o quinto dia útil é o prazo oficial para as empresas realizarem o pagamento do salário de seus funcionários. Mas nem sempre essa data corresponde ao dia 5 do calendário. Confira quando vai ser o quinto dia útil do mês de maio.

Quando será o quinto dia útil de maio de 2022

Como o mês começa em um domingo, o quinto dia útil de maio de 2022 será em uma sexta-feira, dia 6. De acordo com o artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), esse é o prazo máximo para que o pagamento do salário dos funcionários seja feito. O texto afirma que “quando o pagamento for estipulado por mês, deverá ser efetuado o mais tardar até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido”.

O sábado também é considerado dia útil para fins de pagamento de salário, conforme determinado pela Instrução Normativa nº 01 de 07/11/1989, da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho. Inclusive, quando o pagamento for feito em cheque, o empregador deve realizá-lo em um horário que permita fazer o desconto do mesmo. Pela determinação da CLT, atrasos no pagamento não são aceitáveis, e configuram-se como sonegação dos direitos trabalhistas.

O depósito do salário deve ser feito até o quinto dia útil de maio de 2022. Caso aconteça algum atraso, o trabalhador pode recorrer na Justiça. Ainda, há uma multa prevista dependendo da quantidade de dias atrasados. Para atrasos de menos de 20 dias, o empregador terá que conceder 10% sobre o valor do salário devido, e de mais 5% por dia no período subsequente. Em situações de frequência nos atrasos ao longo dos meses, o empregado pode solicitar a rescisão do contrato de trabalho. O empregador poderá, inclusive, ter que arcar com indenizações por danos morais aos funcionários que não receberam o salário dentro do prazo previsto.

Quando serão os dias de pagamento dos próximos meses

Em função de finais de semana e feriados, o prazo final para o depósito do salário de cada mês pode variar ao longo do ano. O quinto dia útil de maio será em uma sexta-feira, dia 6. Confira quando o dia do pagamento vai cair durante os meses de maio até dezembro de 2022:

Maio – dia 6, sexta-feira;
Junho – dia 6, segunda-feira;
Julho – dia 6, quarta-feira;
Agosto – dia 5, sexta-feira;
Setembro – dia 6, terça-feira;
Outubro – dia 6, quinta-feira;
Novembro – dia 7, segunda-feira;
Dezembro – dia 7, segunda-feira.

Leia também: Quando será pago o décimo terceiro em 2022: data da 1ª e 2ª parcela

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes