Reajuste de aluguel chega em 28,94% nos contratos em IGP-M

Acordos entre proprietários e inquilinos tem se mostrado uma saída para evitar que tanto locador quanto locatário percam neste momento de pandemia

O Índice Geral de Preços do Mercado, o IGP-M, que é usado para o reajuste de aluguel residencial, tem subido muito acima da realidade econômica do País. O reajuste agora em março está em nada menos que 28,94%.

A variação anual acentuada do indexador tem trazido problemas para a aplicação integral do reajuste e levado proprietário e inquilino a acordos. A melhor saída para manter o contrato é a negociação entre as partes

Ao mesmo tempo, a inflação oficial, que é medida pelo IPCA, e é usada como base para a correção de outros preços da economia, incluindo os salários, está aí orbitando em torno de 4%.

Essa diferença gera um descompasso entre o reajuste na renda do inquilino e o do aluguel que ele tem de pagar a cada mês.

A situação é ainda mais dramática se considerarmos que, com pandemia, muitos trabalhadores não só não veem a cor de atualização do salário como aceitaram reduzi-lo em troca de estabilidade do emprego. Pior ainda quem foi demitido em consequência da crise financeira que o País atravessa.

A primeira coisa a ser lembrada é que, embora o contrato traga a previsão de reajuste anual no mês de vencimento, não há obrigatoriedade de aplicá-lo.

O advogado e diretor de Legislação do Inquilinato do Sindicato da Habitação, Secovi-SP-, Jaques Bushatsky, esclarece que a aplicação ou não do reajuste é uma prerrogativa do proprietário. Se ele decidir aplicá-lo, o não pagamento por parte do inquilino será configurado como infração contratual. Ele orienta, portanto, uma negociação entre as partes.

Se por um lado a situação é bem complicada para o inquilino, é preciso considerar que há proprietários que vivem e dependem da renda do aluguel. Portanto, o momento requer boa vontade de ambos os lados.

Reajuste de aluguel - Mercado já vem se ajustando para evitar conflitos

O próprio setor de locação vem se ajustando para eliminar essa distorção. Uma das grandes empresas do setor imobiliário de São Paulo, a Lello,   decidiu mudar o índice de reajuste para os novos contratos de aluguel residencial e também comercial, que estão sendo fechados este ano. Em vez do IGP-M, o IPCA está sendo adotado nas locações com o objetivo de reduzir o impacto do reajuste.

Para a advogada e chefe do Jurídico da Lello, Moira de Toledo Bossolani, “a emergência imobiliária que se coloca é a manutenção dos contratos de aluguéis, atendendo às necessidades de locadores e locatários, já muito afetados pela pandemia de covid-19”. O mais importante, neste momento, e evitar a desocupação dos imóveis, segundo ela.

Já para os contratos em andamento, a melhor saída, na opinião de Moira, é a negociação entre as partes, uma vez que a demanda do mercado de locação está baixa. É possível encontrar novos imóveis com preços inferiores aos vigentes em contratos. Um contexto que favorece o inquilino na negociação com o atual proprietário.

Desde outubro, a Lello iniciou um movimento para evitar os reajustes pesados pelo IGP-M aos aluguéis, promovendo a intermediação de negociações entre o dono do imóvel e o inquilino. Dessa forma, segundo a empresa, foi possível segurar a alta prevista pelo índice em 60% dos contratos, com a manutenção dos valores dos aluguéis ou concessão de abonos (descontos) aos inquilinos.

“Com diálogo e bom senso, o setor imobiliário vem demonstrando grande sensibilidade, reforçando seu papel de conciliação para atender às necessidades de proprietários e inquilinos, em favor da locação”, conclui a especialista.

Mudança de indexador nos contratos

Nessa mesma linha, Lívia Rigueiral, diretora da startup Homer, aplicativo que oferece soluções tecnológicas a corretores, afirma que “o bom senso aponta para a negociação, em vez de usar pura e simplesmente as cláusulas do contrato”. Pela sua experiência profissional, diante da alta exorbitante do IGP-M, ela tem observado o mercado imobiliário deixar de usar esse índice para os reajustes.

“Muitas imobiliárias, donos de imóveis e empresas, a pedido dos locatários ou por conta própria, têm usado o IPCA para reajustar os valores nos novos contratos, o que garante um certo equilíbrio do setor”, conta Lívia. “Vejo isso de forma muito positiva, e aposto no diálogo como solução para evitar um recorde de quebras contratuais por conta de aumentos incabíveis e inesperados neste momento de crise.”

A diretora finaliza com uma expectativa para este ano: “De legado, a pandemia nos trouxe a crise, mas também algumas mudanças no comportamento das pessoas, uma delas foi o aumento da empatia, do se colocar no lugar do outro para ter uma visão macro das situações. É isso que acredito que traremos para nortear nossas ações. Olhares mais humanos, e decisões humanizadas”.

Saiba quais são os direitos e deveres do proprietário e inquilino

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes