Banco do Brasil vai fechar 361 unidades e terá programa de demissões

As mudanças começarão a partir de 22 de fevereiro, informadas por comunicados aos clientes, e alterações de agências serão automáticas

Nesta segunda-feira (11/1), foi anunciado um plano de reestruturação do BB (Banco do Brasil) que conta com fechamento de unidades físicas e um programa de demissão voluntária. As alterações nas agências acontecerão a partir de 22 de fevereiro e serão comunicadas aos clientes por SMS, aplicativo de celular, site na internet, terminais de autoatendimento, além de correspondências, e-mail e cartazes nas agências. A mudança de agência será automática.

 

Reestruturação do Banco do Brasil

A discussão sobre o enxugamento ganhou força com André Brandão, presidente do BB desde setembro de 2020. Assim, as mudanças já estavam em maioria acertadas com o Ministério da Economia, e a estratégia é rever a necessidade de atendimento físico e fortalecer os canais digitais.

O movimento tem relação com o aumento do uso digital, que se acentua com os anos e teve aceleração com a Covid-19. Segundo o banco e informações da Folha, a quantidade de transações em guichês de caixa no BB caiu 42% desde 2016, enquanto o uso digital dobrou no mesmo período e já responde por 86% das transações.

"Essa tendência não apenas continua como se acentuou fortemente durante a pandemia, antecipando em mais de um ano nossas projeções de uso dos canais digitais", afirma o banco em comunicado.

Desde abril do ano passado, o aplicativo do banco ganhou mais 4,7 milhões de usuários, chegando a 19,4 milhões, com uma média diária de crescimento 273% maior do que antes da pandemia. O contato via WhatsApp também registrou crescimento expressivo, chegando a quase 600 mil atendimentos por dia.

Serão 870 unidades envolvidas pelo país, e 243 agências terão suas funções reduzidas ao serem transformadas em postos de atendimentos (que não têm gerente). Além disso, o banco também vai transformar 145 unidades de negócios em lojas. Serão criadas 28 unidades de negócios especializadas (sendo 14 agências voltadas a agronegócio e 14 escritórios para clientes que dão prioridade a serviços de forma digital), com aproveitamento de espaços já existentes.

 

Programa de desligamento

Serão 361 unidades fechadas, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento. Além disso, o programa de desligamento voluntário pode chegar a adesão de 5 mil funcionários. O banco estima que a economia anual com as medidas alcance R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.

Com a reestruturação do BB, o Programa de Adequação de Quadros deve redistribuir força de trabalho, e o Programa de Desligamento Extraordinário estará disponível a todos os funcionários que atenderem aos pré-requisitos. Estima-se, portanto, que cerca de 5 mil funcionários façam a adesão, e os números serão informados após o encerramento do prazo.

“As ações visam otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco, contribuindo para a redução de despesas e para a melhoria da eficiência operacional", afirmam.

 

Leia também:

Saque-aniversário 2021: confira o cronograma de saque

Golpes com PIX: saiba como evitar e se livrar do phishing

Fonte Folha
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes