Renda Cidadã: ONG propõe projeto de renda mínima

O Centro de Liderança Pública (CLP) propõe um projeto de renda mínima para o próximo ano, de modo a amparar os atuais beneficiários do auxílio emergencial.

O Centro de Liderança Pública (CLP) propõe um projeto de renda mínima para o próximo ano, de modo a amparar os atuais beneficiários do auxílio emergencial. Visam também, o cumprimento ao teto de gastos, regra fiscal que permite que o orçamento público de um ano seja igual ao do ano anterior, corrigido pela inflação.

O posicionamento ocorre no contexto das discussões acerca do Renda Cidadã. Programa de distribuição de renda que o governo federal pretende lançar para substituir o Bolsa Família.

A saber, o CLP é uma organização suprapartidária, que tem como objetivo “engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil” conforme descreve em seu site. O centro atua na criação de campanhas, elaboração de estudos e desenvolvimento de ferramentas.

Proposta do CLP

De acordo com reportagem do jornal O Estado de São Paulo, a instituição indica medidas para serem realizadas em seis anos, como meio de viabilizar a renda mínima. Neste ano, a ideia é focar na reformulação de programas sociais já em vigor, promovendo a fusão do Abono Salarial e Salário Família. Bem como, do seguro-desemprego e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em seguida, para 2021 a proposta é o fim dos supersalários que ultrapassam o teto do funcionalismo. Além da inclusão do seguro defeso ao benefício e realização de privatizações. Essas ações podem garantir R$ 6,5 bilhões para o uso em auxílio de trabalhadores informais e atuais beneficiários do Bolsa Família. Isso segundo o estudo do CLP, feito em parceria com economista do Insper, Ricardo Paes de Barros

Nesse sentido, para justificar o respeito ao teto de gastos, o fundador do CLP e cientista político Luiz Felipe d’Avila, disse ao Estadão: “O Brasil perderia reputação no mercado internacional e investimentos. O governo deve priorizar as reformas e cortar gastos desnecessários para conseguir apoiar os mais vulneráveis”.

Por fim, a pesquisa prevê que até 2026, com a aprovação da reforma administrativa, o financiamento do programa chegue a R$ 27 bilhões.

O que é o Renda Cidadã?

O Renda Cidadã pretende ser o substituto do Bolsa Família, ampliando o valor destinado aos beneficiários. Para bancar o programa, já se considerou usar verba de precatórios e recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ao passo que, antes dele, já se discutiu um programa de nome Renda Brasil, que gerou polêmicas após a sugestão de congelamento de aposentadorias.

 

Com informações de O Estado de São Paulo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes