Restituição do lote residual do IR de novembro é paga hoje (30)

Crédito bancário totaliza mais de R$ 399 milhões, e pode ser consultado no site da Receita Federal ou no e-CAC

Nesta segunda-feira (30), a Receita Federal paga a restituição do lote residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de novembro de 2020 para 198.967 contribuintes. O crédito bancário totaliza mais de R$ 399 milhões.

O pagamento da restituição é feito pela Receita Federal, por meio do Banco do Brasil. Portanto, caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Para isso deverá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). O contribuinte também poderá fazer o agendamento no Portal BB.

 

Onde consultar lote residual do Imposto de Renda?

É possível consultar o lote residual da restituição do Imposto de Renda no site da Receita Federal. Bem como, pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC), no serviço Meu Imposto de Renda, e através do telefone 146.

Nota-se que, a orientação para quem não teve a liberação da declaração é verificar pendências no portal e-CAC. E a partir disso regularizar a situação através de declaração retificadora. Para acessar o e-CAC é preciso usar um código digital, aqueles que não tem esse código devem informar o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda.

Assim, a restituição fica disponível no banco durante um ano, e se o contribuinte não realizar o resgate no prazo, ele deve requerer pela internet, através do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

 

Depósito da restituição

A saber, o depósito da restituição do Imposto de Renda é feito na conta que consta na declaração. Quem não informou a conta ou informou o número errado, deve ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Sendo assim, deve-se agendar o crédito em conta conta corrente ou poupança em qualquer banco da instituição bancária.

 

O que é a restituição do imposto de renda?

restituição do imposto de renda trata da devolução da diferença do imposto pago a mais. O próprio programa da Receita Federal chega a contastação durante o preenchimento da declaração. Assim, os lotes residuais ficam disponíveis aos contribuintes que ainda não receberam suas restituições dentro dos prazos normais. Todo mês é liberado um lote de restituição, entre junho e dezembro. Refere-de, portanto, ao ano do exercício da entrega da declaração de imposto de renda.

Para aqueles que não pediram para receber o crédito da restituição em conta corrente, então, devem entrar em contato com agências do Banco do Brasil para agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome.

 

Leia também:

Imposto retido: como retificar ou corrigir erros na declaração?

Entenda como o Renda Cidadã pode afetar o Imposto de Renda

Fonte Agência Brasil
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes