Saiba como será o início do funcionamento do Pix no dia 3

Plataforma Pix começará em fase restrita dia 3 de novembro em horários reduzidos e para público selecionado

O Banco Central do Brasil informou nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, que o Pix, serviço de pagamentos instantâneos, começará sua fase de operação restrita na próxima terça-feira, dia 3 de novembro. Pessoas selecionadas poderão usar a plataforma em horários reduzidos. A operação plena começará dia 16 de novembro.

Como funcionará o Pix?

Técnicos do Banco Central anunciaram como será o processo de funcionamento do Pix. A plataforma permite pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano. Isso funcionará a partir de 16 de novembro.

Entre os dias 3 e 15, a operação restrita do Pix funcionará como teste. As instituições financeiras e de pagamentos, e o BC, poderão acompanhar o funcionamento de todos os sistemas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O Banco Central explicou que na primeira semana dos testes, entre 3 e 8 de novembro, os bancos poderão permitir que 1% a 5% dos seus clientes comecem a operar o Pix.

Entre 9 e 15 de novembro, as instituições poderão aumentar gradativamente o porcentual de clientes que podem usar o Pix. Haverá, nesta fase, limitação de horários:

  • de sábado a quarta-feira – das 9 horas às 22 horas
  • às quintas-feiras – das 9 horas às 24 horas
  • às sextas-feiras, da meia-noite às 22 horas

Logo às 9 horas do dia 16 o sistema estará disponível para todos os clientes cadastrados.

Segundo o Banco Central, desde 5 de novembro, pessoas físicas e empresas podem cadastrar as chaves em instituições financeiras ou de pagamentos para operar o Pix.

A chave é um identificador de contas que pode ser um número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou uma sequência de 32 dígitos a ser solicitada no banco. Assim, será possível receber pagamentos e transferências.

Saiba mais: Chaves do Pix: usar número de CPF pode ser mais seguro

Conforme o BC, até 28 de outubro, 55,8 milhões de usuários já haviam sido cadastrados nas 762 instituições aprovadas pelo Banco Central.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes