Chaves do Pix: usar número de CPF pode ser mais seguro

O cadastramento das chaves Pix já teve início, desse modo podem surgir dúvidas sobre qual dado usar para o sistema de pagamentos e também sobre a sua segurança.

O cadastramento das chaves do Pix já teve início, desse modo podem surgir dúvidas sobre qual dado usar para o sistema de pagamentos e também sobre a sua segurança. Entenda por quê o número do CPF pode ser a chave mais segura.

O que é o Pix?

A saber, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, gerenciado pelo Banco Central (BC). Ele funcionará todos os dias da semana, 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana. O pagamento é realizado em até 10 segundos e deve ser gratuito para pessoas físicas. As transferências são feitas sem intermediários, da conta de quem está efetuando o pagamento para a conta de quem o recebe.

As transações virtuais podem ser realizadas de três formas:

  • Através de chaves ou apelidos para a identificação da conta;
  • Através de QR Code;
  • Por meio de tecnologias de troca de informações por aproximação, como a tecnologia near-field communication (NFC).

Ademais, o lançamento oficial do Pix está marcado para 16 de novembro. Mas a fase de cadastramento já teve início, em 5 de outubro.

Quais são as chaves do Pix?

Nesse sentido, para efetuar as transações é preciso, primeiro cadastrar uma chave de endereçamento. As chaves Pix podem ser:

  • CPF e/ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória, entre números e letras, com 32 dígitos.

Cada pessoa pode ter até cinco chaves Pix para cada conta bancária. Contudo, não é possível cadastrar a mesma chave em mais de um banco.

Usar número de CPF pode ser mais seguro

Dessa forma, surgem dúvidas acerca da segurança desse sistema de pagamentos. Em entrevista para a CNN Brasil o especialista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, afirmou que o número de CPF é a chave Pix mais segura. "O dado mais seguro é o CPF porque ele não vai mudar, por isso é considerado a chave mais valiosa. E-mails e celular você pode perder o controle no caso de um ataque cibernético" disse.

Na mesma entrevista ele alertou que "as chaves problemáticas são o e-mail e número de telefone porque sabemos que existem golpes aos quais os fraudadores conseguem desativar o número do celular e ativá-lo em outro chip e isso é preocupante".

Por fim, Assolini disse à CNN Brasil que orienta que as pessoas façam o cadastramento da chave Pix. Um dos motivos é “impedir que fraudadores possam cadastrar a chave sem seu conhecimento" explicou.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes