Saque da 6 parcela Auxílio Emergencial é suspenso; veja novo calendário

Em processo de liberação desde o dia 4 de outubro, o saque 6 parcela auxílio emergencial foi temporariamente suspenso. Por ocorrer de forma escalonada, o direito à retirada em espécie do valor recebido é concedido para um grupo de beneficiários de cada vez conforme ordem definida pela Caixa Econômica Federal. Assim, nem todos os beneficiários serão impactados.

A suspensão do saque da 6 parcela do auxílio emergencial de 2021 havia sido programada pela Caixa ainda na liberação do calendário geral de saque. Com isso, o saque não será liberado para nenhum novo grupo de beneficiários enquanto durar a suspensão. 

Quando volta o saque do auxílio emergencial 2021

O saque da 6 parcela auxílio emergencial será retomado na sexta-feira, 8 de outubro. Na data, trabalhadores do público geral nascidos em maio poderão fazer a retirada do valor recebido em espécie. O processo de saque da 6 parcela, porém, será suspenso novamente durante o fim de semana na sequência.

Além disso, conforme cronograma de liberação do saque da 6 parcela do auxílio prevê ainda uma outra interrupção, dessa vez no dia 12 de outubro em virtude do feriado de Nossa Sra. Aparecida. Dessa forma, na segunda-feira, 11 de outubro, os nascidos em junho, serão comtemplados pelo direito ao saque.

Mas quem nasceu em julho, somente poderá fazer o saque 6 parcela auxílio emergencial um dia depois, na quarta-feira, no dia 13. Confira a tabela de quem ainda terá direito saque da sexta parcela de pagamento do auxílio emergencial:

Tabela de saque da 6ª parcela do auxílio emergencial

  • Nascidos em maio: 08/10
  • Nascidos em junho: 11/10
  • Nascidos em julho: 13/10
  • Nascidos em agosto: 14/10
  • Nascidos em setembro: 15/10
  • Nascidos em outubro: 18/10
  • Nascidos em novembro e dezembro: 19/10

Como o pagamento é feito de forma escalonada, inscritos no público geral do auxílio emergencial que nasceram entre janeiro e abril, já tiveram direito ao saque da 6 parcela do auxílio. Dessa forma, eles não serão impactados pelas suspensões no processo de saque.

Assim, quem já foi beneficiado com o saque da 6 parcela do auxílio, poderá o fazer normalmente mesmo em um dia em que ele esteja suspenso para outros beneficiários do auxílio emergencial. Além disso, a Caixa Econômica Federal disponibiliza um período de até 4 meses para que os usuários possam movimentar os valores depositados nas contas digitais.

LEIA TAMBÉM | Dataprev: como fazer a consulta Auxílio Emergencial 2021 em outubro

Auxílio emergencial vai até quando?

Depois de encerrar a liberação de saque da 6 parcela do auxílio emergencial, o Ministério da Cidadania, em parceira com a Caixa, darão início ao pagamento da última parcela do benefício prevista para ser feita em 2021. A 7ª parcela do auxílio emergencial 2021 marcará o encerramento da medida no Brasil.

Em meio a rumores de uma eventual prorrogação do auxílio até 2022 por parte de membros da base aliada do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), o Ministério mantém um posicionamento contrário. A entidade afirma em todas as suas publicações oficias sobre o temas que o auxílio encerra definitivamente os pagamentos ainda este mês, em outubro.

O pagamento da 7ª parcela do auxílio emergencial de 2021 está previsto para começar no dia 18 de outubro para quem recebe o Bolsa Família e no dia 20 do mesmo mês para integrantes do Público Geral.

LEIA MAIS | Calendário de saque 7 parcela auxílio emergencial: veja as datas

Como antecipar o saque do auxílio emergencial?

Diferentemente de quem recebe o auxílio emergencial pelo Bolsa Família, trabalhadores do público geral precisam esperar até duas semanas após o pagamento para retirar o valor em espécie. 

Isso acontece porque o aplicativo que gerencia as contas nas quais o auxílio é depositado, o Caixa Tem, é programado para impedir qualquer tipo de transferência antes da liberação do programa do saque. 

A medida busca garantir que o dinheiro do auxílio seja utilizado para pagamento de contas e atua como uma tentativa para evitar aglomerações nas agências da Caixa e demais pontos de saque. 

Contudo, como a restrição de não se aplica para pagamentos, é possível burlar o sistema e antecipar o processo de saque do auxílio emergencial ao criar um boleto de cobrança de outro branco. 

Boleto de pagamento para antecipar saque do auxílio

    Entre no aplicativo de um banco que tenha conta e que lhe dê o direito de realizar transferências e saque Procure pela opção de “gerar boleto de cobrança” ou “fazer um depósito com boleto” e ao encontrar, crie um boleto com o valor recebido da parcela do auxílio  Salve o boleto e copie o código de barras do boleto que você criou Agora, é preciso voltar para o aplicativo da Caixa Tem e ir na opção de realizar um pagamento, selecione a opção “título de cobrança” Depois, basta informar o código de barras copiado do boleto que foi criado no outro aplicativo do banco e fazer o pagamento

Assim, o sistema do aplicativo da Caixa vai interpretar a operação como o pagamento de um boleto, como se fosse de uma conta de luz, água ou outro título de cobrança. Após o pagamento do boleto, em até 48h, o dinheiro será depositado na conta registrada no aplicativo do banco que gerou o boleto de cobrança.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes