Caixa libera saque FGTS 2022: como consultar liberação de 1000 reais

Quantias de até R$v1 mil serão liberadas para os trabalhadores a partir do dia 20

Os trabalhadores já podem fazer a consulta saque emergencial FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) para saber qual valor está disponível para resgate. Isso é possível por meio de aplicativo, site, telefone e atendimento em agências, onde também são disponibilizadas as datas do calendário desse novo pagamento e quem tem direito de receber.

Caixa libera saque FGTS 2022

Todos os trabalhadores que possuem dinheiro nas contas vinculadas ao FGTS, sejam elas ativas ou inativas, têm direito de fazer a consulta e saque emergencial FGTS. Para isso, é preciso ter contrato de trabalho formal regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Também podem receber o FGTS trabalhadores domésticos e rurais; bem como, os trabalhadores temporários, intermitentes e avulsos. Safreiros, trabalhadores rurais que atuam somente no período de colheita e atletas profissionais também têm direito e, por isso, podem fazer a consulta saque emergencial FGTS.

Segundo informações do governo, a expectativa é beneficiar cerca de 42 milhões de trabalhadores por meio dessa nova modalidade de saque do FGTS que vai liberar até R$ 1 mil por trabalhador.

Como fazer a consulta saque emergencial FGTS?

A consulta saque emergencial FGTS pode ser feita pela internet, pelo telefone ou de forma presencial. Quem optar por acessar as informações desse benefício virtualmente, deve acessar o aplicativo FGTS ou o site da Caixa Econômica Federal. Veja como fazer:

1. Aplicativo FGTS: esse sistema foi atualizado e já está disponível para download nas lojas App Store ou através do Google Play Store. Assim, informe o CPF e a senha, depois, procure pela opção “Saque Extraordinário do FGTS”.

Nesta plataforma é possível conferir o saldo, fazer a consulta da data de liberação do dinheiro que será depositado de forma automática na conta cadastrada junto à Caixa Econômica Federal e informar os dados da conta para o depósito da quantia.

2. Site da Caixa: a consulta saque emergencial FGTS também pode ser realizada através do endereço eletrônico fgts.caixa.gov.br, por meio de login que pode ser o CPF ou NIS (PIS/Pasep), além da senha cadastrada na plataforma onde também deve ser buscada a opção “Saque Extraordinário do FGTS”.

3. Consulta pelo telefone: aqueles que não possuem acesso à internet devem ligar para a Central de Atendimento Caixa Cidadão através do telefone 0800 726 0207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e o atendimento humano é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

4. Atendimento nas agências: a consulta saque emergencial FGTS também está liberada para ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal. Para isso, o trabalhador deve ter em mãos um documento pessoal com foto e solicitar informações sobre o benefício.

O trabalhador que fizer a consulta saque emergencial FGTS mas não tiver interesse em retirar a quantia disponível, pode informar que não pretende efetivar o saque até 10 de novembro de 2022.

Isso pode ser feito mesmo se o dinheiro tiver sido depositado na conta e o dinheiro retornará ao Fundo de Garantia devidamente corrigido. Outra opção para quem não tem interesse em fazer o saque emergencial FGTS é deixar o dinheiro na conta e não fazer nenhum tipo de movimentação até 15 de dezembro de 2022.

Quando será liberado o saque emergencial?

O calendário de saque emergencial FGTS começa no dia 20 e vai até o dia 15 de junho. Nesse período, o dinheiro será liberado de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador. Sendo assim, os primeiros a receber o FGTS emergencial são os nascidos em janeiro. O calendário atualizado segue as seguintes datas:

Trabalhadores nascidos em janeiro: 20 de abril;
Trabalhadores nascidos em fevereiro: 30 de abril;
Trabalhadores nascidos em março: 4 de maio;
Trabalhadores nascidos em abril: 11 de maio;
Trabalhadores nascidos em maio: 14 de maio;
Trabalhadores nascidos em junho: 18 de maio;
Trabalhadores nascidos em julho: 21 de maio;
Trabalhadores nascidos em agosto: 25 de maio;
Trabalhadores nascidos em setembro: 28 de maio;
Trabalhadores nascidos em outubro: 1º de junho;
Trabalhados nascidos em novembro: 8 de junho;
Trabalhadores nascidos em dezembro: 15 de junho.

As quantias estarão disponíveis para o saque emergencial FGTS a partir da mesma data de depósito, quando será possível fazer compras, pagar boletos e contas, além de utilizar o cartão de débito virtual para pagamento, além de realizar transferências para outras contas bancárias.

 

Saiba mais

Quem antecipou o saque aniversário tem direito ao FGTS emergencial?

 

Você pode gostar também
buy cialis online