Setor de serviços cresce 3,7% em fevereiro, diz IBGE

Resultado leva o setor, um dos mais afetados pela crise sanitária e pelo isolamento social, ao nível pré-pandemia

Pelo nono mês seguido o setor de serviços registrou alta em fevereiro, de 3,7% em relação a janeiro, acumulando com isso um crescimento acumulado de 24% naquele período, se recuperando da perda de 18,6% verificada em março e maio de 2020, informou, nesta quinta-feira, 15, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Com o resultado de fevereiro, o setor também recupera o nível pré-pandemia. O setor de serviços está entre os mais afetados pela crise sanitária mundial, com perda de renda devido ao isolamento social compulsório.

O crescimento, diz o IBGE, se deu em todas as cinco atividades pesquisadas, mas destacou os Transportes como uma dos resultados mais importantes. O segmento foi impulsionado pelas empresas que prestam serviço de logística, com demanda crescente puxada pela alta das vendas externas de petróleo e do agronegócio, que aumentaram durante a pandemia.  Puxado por esse aumento, o segmento de armazenagem, de serviços auxiliares aos transportes e correio cresceram 4,4% em fevereiro, maior alta da série histórica iniciada em 2011. O transporte terrestre também sobe, com avanço de 5,5%, devido ao maior procura por transporte rodoviário de cargas.

Serviços à famílias

Os segmentos de restaurantes e hotéis, outra atividade fortemente afetada pelas restrições impostas por estados e municípios, registraram a maior alta do mês, de 8,8%, mas o IBGE chama a atenção para o fato de que esse crescimento se deu em cima de uma base mais fraca. "Os dois meses anteriores foram de queda e, portanto, há um longo caminho a percorrer para a recuperação, estando ainda 23,7% abaixo do nível de fevereiro de 2020”, diz Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.

As atividades ligadas ao turismo vão na mesma linha. Com crescimento de 2,4% em fevereiro ante janeiro, a segunda alta mensal seguida depois de recuar 0,1% em dezembro de 2020o setor ainda teria de crescer 30,2%, segundo o IBGE, para recuperar o nível pré-pandemia.  Mesmo com o crescimento acumulado de 127,5% em 12 meses.  Entre as 27 regiões pesquisadas pelo IBGE, o crescimento mais representativo se deu em São Paulo, com alta de 4,3%, seguido por  Minas Gerais, com 3,5%, Mato Grosso, com 14,8% e Santa Catarina, em alta de 3,9%. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes