Vai ter auxílio emergencial em 2022? Conheça o futuro do benefício

Neste ano foram liberadas sete parcelas do benefício para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social

Com a aprovação da PEC dos Precatórios o governo não terá mais empecilhos e vai poder pagar as despesas obrigatórias que estão vinculadas a programas de assistência social. Por conta disso, muitos beneficiários querem saber se vai ter auxílio emergencial em 2022 para atender às famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e ficaram sem receber benefícios pagos pelo governo. Então, veja a seguir se haverá ou não esse pagamento.

Afinal, vai ter auxílio emergencial em 2022?

A boa notícia é que o governo federal deve liberar uma cota extra do auxílio emergencial em 2022, no entanto, essa parcela não será concedida para todos os beneficiários que receberam o pagamento entre 2020 e 2021. 

Até agora o que se sabe é que vai ter auxílio emergencial em 2022 para famílias que são chefiadas por homens monoparentais, ou seja, pais solteiros. Mas diferente do que muitos acreditam, esse benefício não se trata de uma prorrogação e sim um pagamento retroativo para os homens que receberam apenas a cota simples do auxílio emergencial em 2020.

Na época o pagamento de duas cotas foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro e liberado apenas para as mães solteiras de baixa renda. Mas em junho deste ano o veto presidencial foi derrubado pelo Congresso, possibilitando o novo pagamento desse benefício que foi criado para para amparar as famílias de baixa renda durante a pandemia. 

Não há informações oficiais se o pagamento será estendido para mais algum grupo. Mas é importante lembrarmos que o calendário de pagamentos do auxílio emergencial terminou oficialmente no mês de outubro, quando os beneficiários receberam a sétima parcela.

Agora, a opção para aqueles que ficaram de fora do auxílio emergencial é pleitear o pagamento do Auxílio Brasil, visto que o governo pretende estender esse programa para 17 milhões de famílias. As seleções acontecerão a partir de janeiro para quem tem inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais).

Quem continua recebendo o Auxílio Brasil em 2022?

Não haverá cadastros para a liberação do auxílio emergencial em 2022. Mas como a nova parcela será liberada somente para os pais solteiros que chefiam suas famílias, é necessário estar atento aos requisitos para saber se você receberá esse dinheiro. São eles:

Público inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e antigo programa Bolsa Família:

>> ser Responsável Familiar (RF);

>> ter recebido cota simples em 2020;

>> não ter cônjuge ou companheiro (a);

>> haver pelo menos uma pessoa menor de 18 anos de idade na família; 

Público que se cadastrou no auxílio emergencial pelo site ou aplicativo:

>> homens que ficaram impedidos de marcar a opção “chefe de família” no aplicativo/site da Caixa Econômica Federal durante o cadastro para receber o auxílio emergencial;

>> ter recebido cota simples do benefício;

>> não tem cônjuge ou companheiro (a);

>> família com pelo menos uma pessoa menor de 18 anos de idade na família:

Neste caso, será verificado se houve a concessão de benefício de cota dupla para outra beneficiária ou marcação de chefe de família por outra pessoa no mesmo grupo familiar. Com isso, se espera que 1.282.690 famílias de homens monoparentais sejam atendidos pelo pagamento extra. 

Qual o valor do auxílio emergencial para 2022?

Cada beneficiário que for considerado apto ao pagamento poderá receber o valor de até R$ 3.200,00 no auxílio emergencial em 2022. Essa quantia se refere às cinco parcelas de R$ 600 que foram pagas entre os meses de abril e agosto de 2020. 

Para os homens monoparentais do público do programa Auxílio Brasil e público Cadastro Único, o pagamento será liberado pela Caixa Econômica Federal nos primeiros meses de 2022. A instituição bancária decidiu escalonar os pagamentos que terão início neste mês para quem está sem receber benefícios do governo. 

Essa decisão foi tomada com o objetivo de organizar a liberação do dinheiro e prejudicar a capacidade de atendimento das agências da Caixa Econômica que também segue realizando o pagamento do Auxílio Brasil.

Vale ressaltar que, como ainda não há previsão de quando vai ter auxílio emergencial em 2022, então, os beneficiários devem ficar atentos ao Caixa Tem, onde  o depósito será feito em parcela única. Informações sobre o auxílio emergencial em 2022 também podem ser acompanhadas através da Dataprev.

Para isso, acesse o site www.consultaauxilio.cidadania.gov.br consulta e informe o CPF do responsável pela família. Registre a senha cadastrada na plataforma e confira todas as informações sobre a situação do auxílio emergencial, como o valor e a data do pagamento.

Você pode gostar também