Vai ter pente-fino no Bolsa Família em 2023? Governo anuncia revisão

Ministro disse que cerca de 2,5 milhões pessoas podem estar recebendo o Bolsa Família de forma irregular

Marca do primeiro governo Lula (PT), o programa de transferência de renda, Bolsa Família, está na mira do novo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Isso porque, ele disse nesta quinta-feira (9) em entrevista à estatal TV Brasil, que há indícios de que 2,5 milhões estão recebendo o benefício de forma irregular.

Segundo o ministro, os cadastros do programa estão em revisão e deverão ser investigados. “Acreditamos que mais ou menos 2,5 milhões dos que recebem têm grandes indícios de irregularidades”, disse, durante visita a uma unidade do Cozinha Solidária, projeto do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) desenvolvido em Sol Nascente, região de Ceilândia, no Distrito Federal.

O titular da pasta justificou que há pessoas com renda elevada, de aproximadamente nove salários mínimos, que recebem o benefício, destinado a famílias de baixa renda.

Fraude no CadÚnico também será investigada

Ainda conforme o ministro, o governo federal vai revisar a lista de beneficiários do Bolsa Família para identificar possíveis fraudes no cadastro de famílias formadas por uma única pessoa, que representa quase 23% dos beneficiários têm esse perfil.

Uma auditoria do ano passado, o Tribunal de Contas da União constatou que as regras do então Auxílio Brasil, nome dado ao mesmo programa pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), geraram um incentivo a declarações falsas sobre a composição familiar, permitindo que integrantes de uma mesma família conseguissem se registrar separadamente, recebendo mais recursos públicos.

Além do pente-fino, Wellington Dias disse que planeja desenvolver programas para que as famílias consigam melhorar a renda, sem necessitar do Bolsa Família. O programa de transferência de renda atende 21, 9 milhões de famílias atualmente.

Calendário Bolsa Família de fevereiro

Em fevereiro, o o Bolsa Família será pago de 13 a 28 de fevereiro.

  • NIS com final 1: recebem e podem sacar dia 13 de fevereiro (segunda-feira)
  • NIS com final 2: recebem e podem sacar dia 14 de fevereiro (terça-feira)
  • NIS com final 3: recebem e podem sacar dia 15 de fevereiro (quarta-feira)
  • NIS com final 4: recebem e podem sacar dia 16 de fevereiro (quinta-feira)
  • NIS com final 5: recebem e podem sacar dia 17 de fevereiro (sexta-feira)
  • NIS com final 6: recebem e podem sacar dia 22 de fevereiro (quarta-feira)
  • NIS com final 7: recebem e podem sacar dia 23 de fevereiro (quinta-feira)
  • NIS com final 8: recebem e podem sacar dia 24 de fevereiro (sexta-feira)
  • NIS com final 9: recebem e podem sacar dia 27 de fevereiro (segunda-feira)
  • NIS com final 0: recebem e podem sacar dia 28 de fevereiro (terça-feira)
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes