Nova carteira de identidade nacional 2022: conheça o RG

O novo documento integra todos os números em um só, mas o atual não perderá a validade de imediato

A partir de 1º de março de 2022 passa a valer a nova carteira de identidade nacional 2022. O documento está previsto no decreto nº 10.977/2022 que foi assinado na semana passada e estabeleceu apenas um número único de identificação para evitar fraudes. Diante disso, os órgãos nacionais que emitem a identificação terão até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança.

Como ficou a nova Carteira de Identidade Nacional 2022?

Todos os dados da nova carteira de identidade nacional 2022 estarão integrados à plataforma Gov.br, que atualmente oferece vários serviços públicos federais aos cidadãos. O documento terá a versão física e digital e nele constará as seguintes informações:

  1. identificação do órgão expedidor;
  2. o número do registro geral nacional;
  3. o nome, 
  4. a filiação, 
  5. o sexo, 
  6. a nacionalidade, 
  7. o local e a data de nascimento do titular;
  8. o número único da matrícula de nascimento ou de casamento do titular;
  9. a fotografia em formato 3x4 cm;
  10. a assinatura;
  11. a impressão digital do titular;
  12. a assinatura do dirigente do órgão expedidor;

Também há a possibilidade de incluir outras informações como o tipo sanguíneo e fator RH, além da disposição a doar órgãos em caso de morte. O visual da carteira de identidade será único para todos os brasileiros.

Vale ressaltar que atualmente é possível  que o cidadão tenha uma carteira de identidade com um número em um estado e obter um novo número, caso solicite um novo documento em outra região. Agora, a nova carteira de identidade nacional 2022 não permitirá que isso seja feito.

Sendo assim, o documento terá o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para facilitar a identificação do cidadão. Essa mudança tem como objetivo acabar com a possibilidade de fraudes que envolvam documentos.  

Para aqueles que não estão inscritos no CPF e venham requerer a nova carteira de identidade nacional 2022, o órgão responsável fará o devido registro conforme as regras estabelecidas pela Receita Federal. 

Carteira de identidade nacional como fazer?

Nova carteira de identidade nacional 2022
Foto: reprodução/agência brasil

A emissão da nova carteira de identidade nacional 2022 é gratuita e permanecerá sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada unidade da federação, sendo assim, não haverá alterações quanto a isso. Para ter o documento o cidadão deve fazer a solicitação e apresentar o CPF para que o número seja utilizado na nova carteira de identidade nacional 2022.

Também é necessário ter em mãos a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. Na oportunidade será realizada a atualização e a conferência dos dados biométricos do requerenteQuem desejar incluir o nome social na nova identidade também precisa fazer um requerimento que demonstra essa intenção. O pedido deve estar devidamente assinado pelo cidadão. 

Após o pedido da nova carteira de identidade nacional 2022, os órgãos estaduais que realizam o registro civil farão a validação e a identificação do cidadão através da plataforma Gov.br. O documento terá validade de acordo com a idade do titular, ficando da seguinte maneira:

Validade de cinco anos: para pessoas com idade de 0 a 11 anos;

Validade de dez anos: para pessoas com idade de 12 anos completos a 59 anos;

Validade indeterminada: para pessoas com idade a partir de 60 anos.

Além de ter acesso ao documento em formato físico que será emitido em papel, quem desejar também pode acessar a nova carteira de identidade nacional 2022 por meio do formato digital. Mas atenção: não é preciso se apressar para trocar o documento, pois as carteiras de identidade atuais dos brasileiros continuarão valendo e serão aceitas pelo prazo de 10 anos para quem tem até 60 anos de idade.

Por sua vez, a validade da identidade daqueles que possuem mais de 60 anos será aceita por prazo indeterminado. Esses prazos serão contados a partir do dia 1º de março, que é quando o decreto entra em vigor.

O que muda com o novo RG?

O novo documento poder ser emitido de forma física e digital, o que possibilita exportar a identidade para formato de documento PDF assinado digitalmente. A emissão será disponibilizada download acessado nos sistemas operacionais Android e iOS.

Outra novidade que foi anunciada pelo governo está relacionada à utilização da nova identidade nacional por viajantes que estiverem fora do país. Isso será possível porque a nova carteira de identidade nacional 2022 também terá o código MRZ (Machine Readable Zone).

Esse código é o mesmo encontrado nos passaportes e serve para identificar o viajante. Assim, além de estabelecer apenas um documento de identificação dos brasileiros, a nova carteira passará a atender o padrão internacional. 

RELACIONADO

CPF irregular: saiba como regularizar seu documento pela internet

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes