Vendas do varejo no Brasil sobem 1,7% em 2023, diz IBGE

Setor tem expansão pelo 7º ano consecutivo

As vendas do varejo no Brasil em 2023 tiveram alta de 1,7%, percentual superior ao registrado no ano anterior, quando fechou em alta de 1%. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quarta-feira (7) a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

Apesar do crescimento anual, em dezembro houve queda de 1,3%.

Ao todo, sete atividades do varejo fecharam o ano em elevação: veículos e motos, partes e peças subiram 8,1%; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, 4,7%; combustíveis e lubrificantes, 3,9%; hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, 3,7%; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, 2%; móveis e eletrodomésticos, 1%, e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, 1%.

Em contrapartida, atividades ligadas a artigos de uso pessoal e doméstico registrou recuo de 10,9%; tecidos, vestuário e calçados, 4,6%; livros, jornais, revistas e papelaria, 4,5%, e material de construção, queda de 1,9%.

De acordo com o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, o resultado maior que em 2022 manteve a tendência de 6 anos consecutivos de crescimento. “Também setorialmente, falando em varejo ampliado, observamos uma disseminação de resultados positivos, com apenas quatro das 11 categorias no campo negativo”, disse.

A próxima divulgação da PMC, com os resultados para janeiro de 2024, será em 14 de março.

Veja também: Imposto de renda 2024 tem nova faixa de isenção

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes