Local da prova do Enem 2023 sai na terça (24); veja horário

Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro

A partir de terça-feira, 24 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará o cartão de confirmação do de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023. Para saber em qual escola será aplicada a prova, o candidato deverá ter acesso a internet. Veja o passo a passo e horário que a consulta começa.

Horário de quando sai o local da prova do Enem 2023

O acesso ao Cartão de Confirmação do Enem 2023 vai sair nesta terça-feira, 24 de outubro, às 10h (horário de Brasília), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, na terça-feira (24).

O documento traz nome completo do participante, número de inscrição, CPF, opção de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), datas e horários das provas, assim como o local e endereço. Vale lembrar que também traz o número, prédio e sala onde o candidato fará a prova.

A data da prova do Enem 2023 será  5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos seguidos.

5 de novembro

Neste dia, o exame apresentará 90 questões objetivas, sendo 40 de língua portuguesa, 5 de inglês ou espanhol, mais 45 questões de ciências humanas e a redação.

12 de novembro

No último dia, o candidato passará por 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e mais 45 questões de Matemática.

Qual horário do fechamento dos portões Enem 2023?

Embora o Enem 2023 seja dividido em dois finais de semana, os exames começarão no mesmo horário, obedecendo Brasília. Isso quer dizer que  no 1º domingo (de 13 de novembro) e no 2º domingo (de 20 de novembro) as provas iniciarão na mesma hora.

Abertura dos portões às 12h

Fechamento dos portões às 13h  

Desta forma, é importante que os inscritos cheguem com antecedência no local, para evitar atrasos e não correr o risco de ficar sem fazer a prova.

Que horas começa a prova do Enem 2023?

No dois dias de Enem 2022, a prova deve começar às 13 horas e 30 minutos. O que muda de um fim de semana o outro é a duração da prova.

1ª dia prova, 5 de novembro: das 13 horas e 30 até às 19 horas (Horário de Brasília) 

2ª dia prova, 12 de novembro: das 13 horas e 30 até às 18 horas e 30 minutos (Horário de Brasília) 

Entretanto, quem quiser sair antes, sem o caderno, está liberado após às 15 horas e 30 minutos. Já com o caderno, a partir das 18 horas e 30 minutos (1º dia) e 18 horas (2º dia).

Mas atenção: o horário usado no Brasil todo é o oficial de Brasília. Desta forma, quem está em um fuso-horário diferente deve começar o Enem com base no relógio da capital brasileira.

Como usar o resultado do Enem para entrar na faculdade?

Quem fizer o Enem 2023 terá três formas de utilizar o resultado da prova para ingressar no ensino superior:

Sisu - O Sistema de Seleção Unificada é uma forma que estudantes têm de entrar em diversas universidades públicas do Brasil, por meio da nota tirada no Enem. Cada curso em cada instituição possui uma nota de corte específica. Assim, o participante não precisa fazer o vestibular da faculdade em questão, mas sim se dedicar ao Enem e usar o resultado do exame.

Fies - O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa do Ministério da Educação, criado em 1999, que é usado para financiar quem entra em uma faculdade particular. Desta forma, estudantes de instituições que não são gratuitas, têm de pagar a mensalidade de forma parcelada, passados alguns anos da formatura.

ProUNI - Por fim, o Programa Universidade Para Todos, criado em 2004, facilita a entrada de estudantes de baixa renda no ensino superior, em instituições privadas, criando um sistema de bolsas que vão de uma parte da mensalidade, até a totalidade (100%) delas. Desta forma, o governo federal cobre o dinheiro da mensalidade aluno, investido para fazer a graduação.

Leia também: Com quantos anos pode fazer o Enem

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes