Com quantos anos pode fazer o Enem em 2022

As inscrições para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começaram no dia 10 de maio. A edição deste ano contará com uma versão impressa e digital, além da novidade de que a taxa de inscrição também pode ser paga por Pix ou cartão de crédito. Uma dúvida que costuma surgir é com quantos anos pode fazer o Enem? Saiba mais sobre a prova.

Com quantos anos pode fazer o Enem e o que é treineiro

O Enem é voltado para os estudantes que já se formaram no Ensino Médio ou estão no processo de conclusão. Dessa forma, não há restrições em relação a com quantos anos pode fazer o Enem. No entanto, os estudantes menores de 18 anos e que ainda estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio têm a opção o exame "treineiro" para fins de autoavaliação do conhecimento.

Em resumo, não existe uma idade mínima ou máxima para fazer o Enem. Para participar do exame é preciso ter os documentos solicitados na inscrição e atender os critérios do edital.

As inscrições para a prova de 2022 se encerram no dia 21 de maio, e já podem ser feitas pela Página do Participante. Desde 2020, é possível escolher entre fazer a prova no formato impresso ou digital, em que serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros que optarem pela segunda opção.

Quando é a prova do Enem

Em 2022, a aplicação do Enem será nos dias 13 e 20 de novembro. O exame tem duração de 5 horas e meia, e a abertura dos portões nos locais de prova será ao meio-dia, com fechamento às 13h, segundo o horário de Brasília.

A prova é dividida em duas etapas, com um total de 180 questões objetivas, que contemplam quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os participantes também precisam escrever uma redação dissertativo-argumentativa que resolva uma situação apresentada.

Como fazer a inscrição

Os participantes que podem fazer o Enem devem realizar a inscrição exclusivamente por meio da Página do Participante, sem precisar sair de casa. O valor da taxa de inscrição se manteve o mesmo, de R$85, e o pagamento deve ser efetuado até o dia 27 de maio. Confira o passo a passo para fazer a inscrição do Enem:

1. Acesse a Página do Participante – https://enem.inep.gov.br/participante/#!/;
2. Informe seu CPF e data de nascimento;
3. Preencha seus dados pessoais, com nome completo, e-mail e endereço;
4. Cadastre uma senha;
5. Informe as preferências de língua estrangeira e a cidade que fará a prova;
6. Informe se já concluiu ou irá concluir o Ensino Médio;
7. Responda o questionário socioeconômico para informar a sua renda e da sua família;
8. Finalize a sua inscrição e imprima o boleto de pagamento.

O Enem 2022 traz algumas novidades. Agora, também há a opção de pagar a taxa de inscrição por Pix ou cartão de crédito. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como válidos para identificar o participante no dia da aplicação da prova.

Além disso, aqueles que desejam ser reconhecidos socialmente por sua identidade de gênero (no caso de transexuais, travestis ou transgêneros), e já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal, podem ser identificados pelo nome social no momento da inscrição. Já quem ainda não têm o respectivo nome cadastrado na Receita pode solicitar o tratamento social após a inscrição, entre os dias 23 e 28 de junho, pela Página do Participante.

Acesse também:

Inscrição para trabalhar nas eleições 2022; veja como funciona

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes