Renegociar dívidas: 10 dicas para salvar sua empresa

É preciso ter na ponta do lápis total de despesas nos próximos três meses e qual será o caixa

Aprender a renegociar dívidas e se relacionar com os credores pode ser a melhor estratégia, nestes tempos de crise provocada pela pandemia, para a sobrevivência de empresas endividadas. Muitas vezes, as dificuldades financeiras não estão limitadas apenas às empresas. Atingem também as famílias. O que torna a luta pela sobrevivência ainda mais árdua, para dar conta dos compromissos financeiros que não param de vencer e dos recebimentos que minguam.

Foi para tentar ajudar empresas a renegociar dívidas e sair de situações assim que Afonso Morais, sócio fundador da Morais Advogados Associados e especialista em recuperação de crédito empresarial, formulou dez dicas estratégicas para vencer as dificuldades financeiras.

Passo a passo para renegociar dívidas

1 – Para renegociar dívidas organize as finanças de sua empresa para visualizar o valor de seus gastos, pelo menos nos próximos três meses, incluindo todas as já existentes.

2 – Com a ideia de quanto tem de reserva financeira e com as entradas de caixa, saberá do dinheiro disponível para o pagamento de despesas já assumidas.

3 – Procure todos os credores e proponha uma negociação. Para começar, peça aumento de prazo para pagamento e redução do valor das parcelas. Coloque na negociação mesa o valor que você tem disponível para parcelar.

4 – Diante da atual dificuldade para todos, os credores estão mais flexíveis para negociar a dilatação do prazo de pagamento sem aumentar o valor da parcela.

5 – Importante saber quanto você pode pagar mensalmente para encaminhar uma negociação bem-sucedida sem correr o risco de não conseguir honrar o novo acordo.

6 – Se precisar, procure uma consultoria jurídica que possa orientar nas negociações, de forma que se possa chegar a um acordo que atenda aos interesses e seja bom para ambas partes.

7 – Priorize o pagamento de dívidas relacionadas aos serviços essenciais ou àquelas que têm taxas de juro mais altas, que devem ser quitadas primeiro.

8 – Reveja os contratos assinados com credores. Identifique cláusulas, que muitos deles embutem, prevendo medidas especiais em situações extraordinárias, como a que estamos vivendo.  Procure valer-se delas para melhorar as condições de negociação em seu favor.

9 – Reavalie seus fornecedores, à procura dos que estão oferecendo preços mais atraentes diante da situação de crise da pandemia.

10 – Identifique as despesas que podem ser cortadas. Em momentos de crise e sufoco financeiro, apenas os gastos essenciais devem ser mantidos, para que com o enxugamento a empresa possa recuperar-se mais rapidamente.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes