Braincare cria medidor de pressão intracraniana não invasivo

O medidor criado pela startup brasileira mede a pressão por meio de um sensor e envia o relatório à plataforma na nuvem ou ao aplicativo.

A startup brasileira Braincare criou o primeiro método não invasivo do mundo capaz de medir a pressão intracraniana (PIC). O aparelho em formato de headband (uma espécie de fio em volta da cabeça) tem um sensor que faz a medição e envia o relatório à plataforma na nuvem ou ao aplicativo. O sensor presente no aparelho faz uma leitura do movimento de expansão do crânio. O médico pode acessar os dados gerados pelo dispositivo em tempo real na tela de qualquer monitor médico conectado ao aparelho, pela plataforma na nuvem ou pelo aplicativo.

A empresa foi acelerada em 2017 pela Singularity University, uma comunidade do Vale do Silício de aprendizagem global, que reúne indivíduos e organizações. A BrainCare foi a única startup brasileira escolhida dentre mais de 500 do mundo. O produto já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a empresa detém a patente no Brasil e também nos EUA. Nacionalmente, a startup conta com escritórios nas cidades de São Paulo e São Carlos, e nos Estados Unidos, em Atlanta.

Em abril de 2018 o hospital Sírio Libanês se tornou o primeiro cliente da empresa. Segundo o CEO, Arnaldo Betta, a união com o hospital vai além da contratação de serviços. "O Sírio Libanês cuida de alguns hospitais públicos em São Paulo, portanto o nosso método também será analisado para auxiliar a saúde pública". O processo envolve o treinamento da equipe médica e o envio dos sensores com a estrutura na nuvem. O aparelho fica com o cliente até o fim do contrato, que geralmente vale por dois anos. Essa é a única maneira de utilizar o equipamento, já que a companhia não o comercializa.

Braincare na prática

A monitorização Braincare pode ser utilizada em vários momentos da jornada de atendimento de pacientes. Entre eles está a triagem e a definição de diagnósticos como hidrocefalia e AVC. Também pode ser usado para a monitorização em procedimentos cirúrgicos de pacientes sob cuidados intensivos e acompanhamento de pacientes com patologias relacionadas à PIC. A solução foi desenvolvida por meio dos estudos do professor Sérgio Mascarenhas de Oliveira, físico e químico brasileiro. Oliveira derrubou um dos pilares da Doutrina de Monro-Kellie, estabelecida há 200 anos, que afirmava que a caixa craniana é inexpansível nos adultos. Com base nesse pilar da doutrina, para ter acesso à PIC era preciso realizar uma cirurgia  no crânio para inserir um sensor. O resultado dos estudos de Oliveira derrubou a afirmação de Monro-Kellie e abriu espaço para o desenvolvimento do método da Braincare. Hoje, o método está sendo estudado em universidades do exterior, como a de Cambridge, na Inglaterra e a Universidade do Porto, em Portugal. Nos Estados Unidos também está sendo sinalizado um processo para realizar uma pesquisa em Stanford com a área de neurologia.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes