Salário-maternidade para MEI: veja o valor e como dar entrada

O salário-maternidade para MEI é um direito. Microempreendedoras individuais podem receber o auxílio para se afastar de suas atividades de trabalho por motivo de nascimento de filho.

O salário-maternidade para MEI é um direito. Microempreendedoras individuais podem receber o auxílio para se afastar de suas atividades de trabalho por motivo de nascimento de filho. Bem como, em casos de parto natimorto, adoção e aborto não criminoso. A saber, o benefício também é concedido à homens em razão de adoção e falecimento da mãe gestante.

Quem é MEI também têm direito a outros benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez e auxílio doença. Bem como, pensão por morte e auxílio-reclusão para seus dependentes.

Quanto tempo de contribuição para receber o benefício?

Para receber o salário-maternidade para MEI, a empreendedora deve ter ao menos 10 contribuições ao INSS. Esse recolhimento é feito através do pagamento da guia do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O qual conta com R$ 52,25 destinados à Previdência Social, o que equivale à 5% do salário mínimo vigente.

Qual o valor do salário-maternidade para MEI?

A empreendedora recebe quatro parcelas mensais de R$ 1045. Isso porque a contribuição do MEI ao INSS é feita com base no salário mínimo, mas o benefício pode ser superior a ele caso se tenha mais contribuições além do MEI.

Como solicitar?

Para solicitar o salário-maternidade, a segurada pode ligar para a Central de Atendimento 135, para agendar o requerimento. Ou ainda acessar o site ou aplicativo Meu INSS e clicar na opção “Requerimento de Salário Maternidade”. Sendo assim, é o INSS que paga o benefício ao MEI, e durante esse período há desconto automático da contribuição previdenciária.

Entre os documentos necessários para concluir a solicitação estão: documento original de identificação com foto, o número do CPF, carnês e comprovantes de pagamento ao INSS e a certidão de nascimento da criança.

Quem paga salário-maternidade para funcionário do MEI?

Por fim, é o próprio INSS que paga o salário-maternidade para a funcionária do MEI.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes