Veja como solicitar auxílio-doença para MEI

É possível solicitar o auxílio-doença para MEI, a partir do primeiro dia que ficar incapacitado de exercer suas atividades.

Ao ser diagnosticado com uma doença ou sofrer um acidente, o microempreendedor individual pode receber um auxílio financeiro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso é possível porque o empreendedor contribui para a Previdência Social através da guia do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), com 5% sobre o salário mínimo. Dessa forma, é possível solicitar o auxílio-doença para MEI pela plataforma Meu INSS.

Além disso, para fazer o pedido é preciso cumprir a carência de contribuições mensais, passar por perícia médica do INSS e reunir a documentação necessária.

O que é o auxílio-doença?

O auxílio-doença é um dos benefícios do INSS. Ele é concedido ao segurado que está temporariamente incapaz de exercer suas atividades profissionais, por razão de doença ou acidente. Ao passo que, o trabalhador deve passar por perícia médica do órgão para comprovar essas questões. Esse procedimento pode ser agendado pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS.

Ademais, o benefício deixa de ser pago quando o trabalhador se recupera e volta ao trabalho, ou ainda em ocasião de morte do segurado.

Regras para o MEI receber o benefício

É possível solicitar o auxílio-doença para MEI, a partir do primeiro dia em que o microempreendedor individual ficar incapacitado de exercer suas atividades. Ao passo que, o pagamento será relativo a contar da data de início desta incapacidade, para o caso de dar entrada no benefício em até 30 dias de afastamento.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa cumprir a carência de 12 contribuições mensais à Previdência Social. Em determinados casos esse critério pode não ser necessário, já que na perícia médica pode se avaliar a isenção de carência para doenças previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001, doenças profissionais, acidentes de trabalho e acidentes de qualquer natureza ou causa.

Como solicitar auxílio-doença para MEI?

O cidadão pode solicitar o auxílio-doença para MEI ligando para a Central telefônica 135, bem como ao acessar a plataforma digital Meu INSS, que reúne mais de 90 serviços que podem ser realizados à distância.

Para fazer o pedido pela internet e marcar a perícia médica, o MEI deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Bem como fazer login com CPF e senha. Depois disso, no campo de pesquisa escrito “Do que você precisa?”, digitar o benefício do auxílio-doença e clicar no serviço.

Am1
Página inicial meu inss

Na próxima tela, o MEI deve clicar em “Agendar Perícia”, se trata da primeira opção.

Solicitar auxílio-doença para mei
Meu inss

Em seguida, aparecerão as opções de “Perícia inicial”, “Perícia de prorrogação” e “Remarcar perícia”. Para o caso da primeira solicitação, o segurado deve clicar no item relaciona a perícia inicial.

Nessa tela, o sistema também dá orientações para o caso de necessidade de que o atendimento seja domiciliar ou hospitalar na perícia do INSS.

Solicitar auxílio-doença para mei
Perícia médica no meu inss

No próximo passo é necessário conferir e inserir as informações pedidas, como o número de celular e data do último dia de trabalho.

Então para marcar a perícia médica e solicitar o auxílio-doença para MEI, é possível agendar por CEP, municípios ou localização atual.

Am4
Meu inss

Depois de marcar, basta comparecer à perícia no local definido, bem como no dia e hora agendados.

Documentos necessários para conseguir o benefício

Por fim, veja a lista de documentação e formulários necessários para solicitar o auxílio-doença para MEI, os quais devem ser anexados ao pedido.

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Guias DAS MEI para comprovar o pagamento ao INSS;
  • Documentos médicos decorrentes do tratamento do segurado, como atestados, exames, relatórios. Eles podem ser analisados no dia da perícia médica do INSS, mas não são obrigatórios.

 

Leia também:

Como consultar auxílio-doença: saiba se benefício foi aprovado

Perícia em atraso: saiba como conseguir o auxílio-doença na justiça

MEI: veja como recolher o INSS complementar e aumentar benefícios

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes