Como consultar auxílio-doença: saiba se benefício foi aprovado

Depois de fazer a solicitação e passar por perícia médica, é possível consultar o auxílio-doença no site ou aplicativo do Meu INSS,

Ao ficar doente ou sofrer um acidente, o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode receber o auxílio-doença. Depois de fazer a solicitação e passar por perícia médica, é possível consultar o auxílio-doença no site ou aplicativo do Meu INSS, para saber se o benefício foi ou não aprovado.

O que é o auxílio-doença?

O benefício do auxílio doença é destinado ao segurado do INSS que está temporariamente incapaz de trabalhar por motivos de doença ou acidente. Para comprovar o direito ao pagamento, é necessário passar por perícia médica. Além disso, é preciso cumprir a carência de 12 contribuições mensais, exceto nos casos de doenças que dispensam esse período.

Na perícia médica, se verifica a a existência do acidente ou da doença. Assim como, se há condição ou não do segurado continuar trabalhando. E também se a situação da pessoa pode piorar ao exercer suas atividades.

Como ver o resultado da perícia médica?

O segurado pode verificar o resultado de sua perícia médica no site da Previdência Social. Nota-se que esse resultado do requerimento fica disponível em 21 horas após a realização da perícia.

Sendo assim, o segurado deve acessar o “Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade” para usar o serviço de Consulta Comunicação de Decisão do Requerimento/Benefício”. Feito isso, o próximo passo é informar o número do requerimento ou o número do benefício. Bem como, a data de nascimento, nome do requerente e CPF.

Per
Resultado de perícia médica

Ao fim da consulta, também é possível visualizar e imprimir o comunicado de decisão do INSS, que indica a situação do benefício solicitado.

Como consultar se meu auxílio-doença foi aprovado?

Então, para consultar a aprovação do auxílio-doença, o segurado pode acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Feito isso, realizar login com CPF e senha. Então, a orientação é clicar na opção de “Resultado do benefício por incapacidade” na tela inicial.

Consultar auxílio-doença
Meu inss

Ao fazer isso, o segurado consegue ver o número, o tipo de benefício e a situação da solicitação. Por fim, deve-se clicar no item de “Decisão” para saber se o benefício foi ou não aprovado. Caso a mensagem seja de “Deferimento do pedido”, quer dizer que foi aprovado. Ao passo que se a notificação for de “Indeferimento do pedido”, significa que foi negado. Esse procedimento vale para o pedido inicial do auxílio-doença e também para o pedido de prorrogação do benefício.

Caso o segurado tenha o auxílio-doença negado, pode entrar com recurso no próprio INSS. O prazo para isso é de até 30 dias após o resultado.

Qual o prazo para receber o benefício?

Após a realização da perícia médica, o benefício pode ficar em análise do INSS por até 45 dias, para definir se será concedido ao segurado. Por isso, é importante consultar o auxílio-doença.

Ademais, o INSS não paga valores retroativos para quem fizer o pedido depois de 30 dias de afastamento. Isso porque, o trabalhador empregado pode solicitar o auxílio-doença após 15 dias de afastamento em sua empresa.

Qual o valor?

Para calcular o valor do auxílio-doença se leva em consideração o “salário de benefício”, cuja conta abrange todos os benefícios por incapacidade. Trata-se da média de 80% dos recolhimentos, em que se registraram os maiores valores. Sendo assim, o valor do auxílio-doença é igual a 91% do salário de benefício, caso essa quantia não ultrapasse a média dos últimos 12 meses de contribuição.

Nota-se ainda, que o trabalhador recebe o benefício até que se recupere da doença ou retorne ao trabalho. Além de ocasião de óbito.

 

Leia também:

Auxílio-doença: saiba o prazo, valores, solicitação e outras dúvidas

Perícia em atraso: saiba como conseguir o auxílio-doença na justiça

Auxílio-doença por Covid-19: saiba quem tem direito

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes